Hospital de Ermelino também receberá solução de gerenciamento em software livre

Projeto será ampliado para mais hospitais da rede municipal

A parceria entre a Prodam, Autarquia Hospitalar Municipal e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que já está possibilitando a informatização do Hospital do Tatuapé será, estendida agora ao Hospital de Ermelino Matarazzo. A ampliação do projeto vai ocorrer devido aos bons resultados obtidos no Hospital do Tatuapé e deve futuramente ser utilizada em pelo menos dez hospitais da rede municipal.

No Hospital do Tatuapé, o processo de implantação das ferramentas de gestão já está no final de sua primeira fase. Segundo o gerente de Processos de Saúde, Alexandre Centini, e o gerente do projeto de internalização da solução na empresa, Sérgio Rogério de Barros (GRS), o Hospital Ermelino Matarazzo já vem sendo preparado para a implantação dos sistemas através de processos de informatização, revisão de pontos de rede e treinamento.

“Em princípio seria utilizado o sistema de gestão hospitalar do DataSUS no Ermelindo, mas por questões técnico-operacionais a Autarquia Hospitalar optou por migrar para a solução da EBSERH, porque ela atende bem as necessidades dos hospitais municipais e porque a Prodam será o braço tecnológico dessa parceria, quer seja internalizando os códigos fontes do sistema, desenvolvidos em soluções livres (Java e Postgresql), o que dá ao município uma maior autonomia para customizar o sistema de acordo com demandas, bem como implantando a solução em suas diversas fases de maturidade”, explica Centini.

No Hospital do Tatuapé, os módulos que estão sendo inicialmente implantados são: cadastro do paciente, ambulatório, internação, prescrição médica, faturamento e indicadores. O Hospital de Ermelino também receberá esses módulos. As etapas a seguir são a integração com outros sistemas, como o Siga-Saúde, com laboratório de imagens e futuramente com o e-Atestado (projeto previsto para ser entregue pela Prodam em dezembro). “O desenvolvimento do sistema segue a filosofia de software comunidade e a Prodam faz parte contribuindo com o desenvolvimento de novos módulos”, explica Sérgio Rogério.

Segundo acordo entre a Autarquia Hospital Municipal e a Prodam, após o Tatuapé e o Ermelino Matarazzo, os próximos hospitais a receber o sistema serão: Arthur Saboya, no Jabaquara; Inácio Gouveia, na Mooca e o Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha no Campo Limpo. Para 2015, o sistema será implantado nos demais hospitais da rede municipal.

Veja também: Implantação do gerenciamento hospitalar começa pelo Tatuapé