Prodam instala redundância de comunicação entre datacenters

Serviço implicou em parada total dos sistemas para atualização

Dentro do plano de modernização de sua infraestrutura, a Prodam realizou, no final de semana, a instalação do VSS (Virtual Switching System), sistema redundante de comunicação entre os sites Barra Funda e Pedro de Toledo para Internet, rede MPLS e DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing System). Essa operação ocasionou a parada total dos servidores físicos e virtuais a partir das 22h de sábado, dia 23, até as 15h de domingo, dia 24.

A implantação desse sistema redundante de comunicação entre os datacenters, com instalação das novas conexões de entrada, garantirá maior estabilidade aos sistemas. “Hoje, há um ponto físico único de entrada, em cada um dos sites, para essa comunicação. Como todo equipamento pode apresentar problemas durante o uso, com a redundância, garantiremos a estabilidade nesses casos”, explica Edison Luiz Mazza, da Gerência de Transição de Serviços (GIT) da Prodam.

Foram instaladas duas conexões VSS. Após a configuração dos novos equipamentos, e a execução de testes de sincronismo entre os datacenters, os servidores foram colocados em operação e todo sistema disponibilizado.

VSS - Virtual Switching System

VSS (Virtual Switching System) é uma tecnologia que permite que alguns modelos de switches e roteadores operem juntos, formando virtualmente um único equipamento. Isso é importante para agregar circuitos e bandas conectadas em diferentes equipamentos e prover redundância. Abaixo temos o modelo em implementação na Prodam.

Wi-Fi praça Dom José Gaspar
Wi-Fi praça Dom José Gaspar