São Paulo já conta com 12 praças Wi-Fi livre

Praça de Campo Limpo foi entregue na quarta-feira pelo prefeito Haddad

A cidade de São Paulo ganhou na quarta-feira, dia 11, a décima-segunda praça com conexão de Wi-Fi livre e gratuita. Localizada no Campo Limpo, zona sul, a Praça João Tadeu Priolli conta com uma conexão de banda larga, que pode atender em velocidade máxima até 150 pessoas simultaneamente.

“A Prefeitura contratou serviços para instalação de internet gratuita em 120 praças. Neste momento estamos com 12 totalmente operacionais, até o final do mês serão 24 praças, e até o fim do ano teremos todas operando. É uma iniciativa inédita no Brasil, de garantir internet gratuita para a população. Basta ter um smartphone ou tablet e utilizar a conexão”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante a inauguração.

A previsão é que até o final do ano, pelo menos uma praça de cada um dos 96 distritos da cidade tenha o serviço de conexão de Wi-Fi livre. O passo a passo das implantações pode ser acompanhado pelo endereço http://www.wifilivre.prefeitura.sp.gov.br/. Atualmente, 23 praças estão em fase de implantação e 85 em projeto.

A instalação de pontos de internet faz parte do Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura de São Paulo (meta 73), que visa tornar a internet acessível ao cidadão em locais públicos. Além da Praça João Tadeu Priolli, outras onze já contam com a internet livre: Pateo do Colégio, Mercado Municipal (Cantareira), Praça Dilva Gomes Martins (Cohab 1), Largo do Japonês, Praça Benedito Calixto, Largo de Moema, Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha (Parque Lina e Paulo Raia), Parque do Nabuco, Praça Floriano Peixoto, Praça Zilda Natel e Parque Santo Dias.

A internet funciona 24 horas e oferece conexão suficiente para a navegação eficiente pela internet, inclusive para assistir vídeos, baixar e subir arquivos. A navegação é ativa e o usuário só precisa estar dentro da área de cobertura, dispensando qualquer tipo de autenticação. A conexão chega à praça por fibra ótica e tem velocidade de 512 Kbps efetivos por usuário para download e upload.

Principais características do programa Wi-Fi Livre SP

O programa WiFi Livre SP, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços com apoio técnico da PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, possui as seguintes características técnicas:

- Conexão de 512 Kbps efetivos por usuário, para download e upload;

- Qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, voz sobre IP e vídeo;

- Infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;

- Sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;

- A neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;

- Medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário.