Prodam propõe ao mercado a contratação de sistema híbrido de backup

Serviço a ser contratado contempla backup em disco e em nuvem

A Prodam abriu consulta pública ao mercado para contratação de serviço de backup. A novidade é que a empresa busca no mercado empresas dispostas a oferecer esse serviço, com uso de sistemas inteligentes de armazenamento de backup local e contingência em nuvem. Os sistemas destinados à realização do armazenamento e recuperação de dados da PRODAM devem atender os ambientes de plataformas baixa e alta (mainframe).

Segundo o diretor de Infraestrutura da empresa, Marcelo Pimenta, a opção pelo sistema híbrido, com a instalação de equipamentos nos datacenters da própria Prodam para gravação em disco e com contingência em nuvem, busca encontrar uma alternativa que garanta máxima confiabilidade e disponibilidade ao sistema com redução de custo. “O mercado não está acostumado a oferecer essa combinação de serviços, mas estamos fazendo uma provocação, um teste. Acreditamos na viabilidade técnica e econômica desse modelo”.

A contingência em nuvem, além de possuir um custo menor, proporciona maior segurança e auxilia em caso de “disaster recovery”, sendo complemento e uma garantia para alguma excepcionalidade.

Após a consulta pública, que ficará aberta até o dia 23 de maio, a intenção é publicar edital de licitação para contratação dos serviços no formato híbrido. As empresas interessadas podem obter mais informações sobre a consulta pública AQUI.