Computação em nuvem: conceito, vantagens e alertas

Computação em nuvem (cloud computing) é um tema que vem ganhando força na área de TI nos últimos anos, inclusive no setor público, pelas vantagens em termos de economicidade, flexibilidade e facilidade de acesso.

CONCEITO

O conceito de Computação em Nuvem (tradução do termo em inglês cloud computing) refere-se à utilização de recursos computacionais de servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento e processamento de dados são feitos em serviços virtuais que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, por meio de qualquer dispositivo (computador, notebook, tablet ou celular), não havendo necessidade de instalação de nenhum programa específico. A computação em nuvem também permite ao usuário “baixar” o arquivo para seu dispositivo, caso ele queira usar em algum lugar sem internet. Neste caso, o software deve estar instalado no dispositivo do usuário.

VANTAGENS

São muitas as vantagens, tanto para o usuário/cliente como para as empresas que fornecem infraestrutura de TI. Vejamos algumas:

Para o usuário

- O usuário não precisa mais ter instalado em seu computador vários softwares, nem se preocupar com a atualização desses softwares. Ele precisa apenas de um dispositivo de acesso à internet, pessoal ou de terceiros, para acessar seus e-mails, documentos, textos, planilhas, apresentações, fotos, vídeos etc.

- Mesmo que o usuário esteja sem seu computador pessoal (dispositivo), ele pode acessar seus arquivos, abrir, fazer alterações de qualquer computador ou dispositivo móvel que tenha acesso à internet.

Para o cliente corporativo/público

- O cliente corporativo não precisa mais ter grandes estruturas de TI, nem equipes dedicadas a manter essa estrutura (correção de problemas, atualização de softwares, gestão de caixa de correio etc.). Tanto a estrutura física (equipamentos) e o suporte ficam sob responsabilidade do provedor de serviços em nuvem e são contratadas de acordo com as necessidades do momento.

- O cliente tem maior flexibilidade para ampliar ou reduzir suas demandas de serviços de TI, sem se preocupar em comprar mais equipamentos (servidores) ou aumentar a equipe interna de TI.

- A equipe de TI interna do cliente passa a ter papel muito mais estratégico, pois seu tempo pode ser direcionado para pensar como utilizar a TI na melhoria dos processos internos da própria empresa, e não mais na manutenção de sistemas e equipamentos.

- Permite que duas ou mais pessoas trabalhem com o mesmo arquivo, sem necessidade de enviar aos demais novas versões do arquivo quando ele passa por atualização. Facilita a colaboração.

- Economia com licença de softwares. Os colaboradores podem acessar por diversos dispositivos sem que a empresa tenha de investir em softwares para todos esses dispositivos.

- Facilidade de acessar informações, que não ficam ”escondidas” nos computadores pessoais dos colaboradores. Pessoas, devidamente autorizadas, podem ter acesso e controle sobre esses arquivos.

Para a empresa de TI

- Maior flexibilidade, devido a melhor utilização da infraestrutura instalada. Mesma base serve para atender vários clientes. Ganho de escala e redução de custos.

- Possibilidade de oferecer serviços agregados, maior lucratividade.

- Processo de gestão dos ativos simplificado.

- Ganho de escala permite melhores negociações com fornecedores de infraestrutura.

ALERTAS

- Segurança: a empresa responsável pela nuvem deve ser de máxima confiança do cliente, uma vez que suas informações estão sob a guarda de terceiros. Esse é o principal motivo que tem levado muitas empresas e governos à criação de nuvens particulares ou privadas.

- Para que a computação em nuvem possa operar de forma eficiente é necessário infraestrutura de internet de boa qualidade (banda adequada, estabilidade e disponibilidade). No Brasil, a infraestrutura de internet, em muitos casos, ainda deixa a desejar, mas aos poucos têm melhorado.

NUVEM PARA A GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

- No Planejamento Estratégico da PRODAM está prevista a implantação do serviço de nuvem de computação para a Prefeitura de São Paulo. As equipes técnicas e a infraestrutura estão sendo preparadas para isso.

- A empresa investe na melhoria da rede de dados da Prefeitura e na ampliação e melhoria de infraestrutura de seus datacenters. Isso garante maior segurança e estabilidade ao sistema e lança as bases para a computação em nuvem para a Administração Pública Municipal.

- O modelo trabalhado pela Prodam prevê modelo híbrido, com a instalação de nuvem própria (privada) para sistemas que demandam maior segurança de dados, estabilidade e disponibilidade e a utilização de nuvem terceirizada para serviços mais simples que demandam menor estabilidade e além de contratação de back-up e ambientes de testes.