Prodam participa do 15º Fórum Internacional do Software Livre

FISL se tornou o mais importante fórum de Softwares Livres da América Latina, contando com a colaboração e participação de milhares pessoas

De 7 a 10 de maio acontece em Porto Alegre a 15ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL). O Fórum terá com tema este ano a Segurança e Privacidade: o Software Livre na luta contra a Espionagem. A Prodam participará novamente do Fórum, desta vez com o tema Comunicação Unificada São Paulo, que abordará o sistema de controle e segurança em redes, que em São Paulo conta com uso de algumas soluções livres, implantadas no final do ano passado.

O FISL se tornou o mais importante fórum de Softwares Livres da América Latina, contando com a colaboração e participação de milhares pessoas, que apostam e acreditam nas soluções tecnológicas e educacionais livres como caminho para o fortalecimento da democracia.

Entre os destaques do evento deste ano estão o alemão Torsten Grote (especialista no Kolab, software livre de e-mail que pretende enfrentar o Gmail); a belga Ophelia Van Campenhout (especialista em mobile e Drupal); o russo Peter Zaitsev (especialista e autor do livro High Performance MySQL); os norte-americanos Seth Schoen (tecnologista da Eletronic Frontier Fundation – entidade defensora das liberdades civis na web), Sascha Meinrath (diretor do Open Technology Institute) e Jon Maddog Hall (diretor da Linux International) e os brasileiros Alfredo Goldman (diretor do Centro de Competência em Software Livre da USP) e Leonardo Lazarte (coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento da UNB), entre outros nomes.

A programação conta ainda com ações específicas (mas não exclusivas) para as mulheres, como a palestra Mulheres, Software Livre e Educação e o Encontro Comunitário Mulheres na TI na Comunidade do Software Livre.

Softwares Livres

Softwares livres são programas ou sistemas operacionais, cujos usuários têm liberdade para executar, estudar e alterar a estrutura, redistribuir, ou distribuir a versão alterada para outros usuários. Não são softwares necessariamente gratuitos, podendo ser comercializados.