Prefeitura lança plataforma de comunicação digital São Paulo Carinhosa

Desenvolvido pela Prodam em software livre, portal colaborativo tem como objetivo incentivar a discussão e a participação social no desenvolvimento integral das crianças

A Prefeitura de São Paulo lançou no dia 23, na Praça das Artes, na região central, uma nova plataforma de comunicação digital voltada à primeira infância. Desenvolvido pela Prodam em parceria com técnicos do programa São Paulo Carinhosa, o objetivo da plataforma é promover ideias, programas e discussões em conjunto com a sociedade sobre políticas voltadas para a primeira infância (de 0 a 6 anos), o novo portal: www.saopaulocarinhosa.prefeitura.sp.gov.br passa a ser o canal oficial da Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na cidade de São Paulo, coordenada pela primeira-dama, Ana Estela Haddad, com a participação de 14 secretarias de governo, que integram o comitê gestor do programa. O evento contou também com a participação do Prefeito Fernando Haddad, de vários secretários municipais e do presidente da Prodam, Márcio Bellisomi.

“Nós esperamos que esta plataforma seja um espaço de todos nós, um espaço de referências para que possamos divulgar ações, trabalhos, reflexões, se comunicar e interagir, mesmo com outras plataformas que envolvem a questão da infância”, disse a primeira-dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad. Ela também elogiou o trabalho realizado pela Prodam: “A Prodam foi muito parceira no desenvolvimento desta plataforma. Os sistemas de acessibilidade para deficientes que foram agregados são muito importantes. Aliás, chama a atenção o trabalho realizado pela Prodam nessa questão de acessibilidade. Visitei a empresa dias atrás e fiquei muito bem impressionada com o que vi”.

Segundo Terciane Alves, uma das coordenadoras do projeto, o conceito de plataforma surgiu a partir da necessidade de disponibilizar e integrar diversas narrativas sobre os desafios para cuidar da primeira infância, com vários trabalhos de referência sobre os cuidados com as crianças, sejam essas narrativas ou trabalhos realizados pela comunidade, por pesquisadores, acadêmicos, servidores ou pelo poder público. “As boas histórias precisam ser compartilhadas, pois mobilizam e potencializam o trabalho com a primeira infância.

“Nós estamos procurando organizar os programas da Prefeitura em torno da primeira infância. Tem muita coisa que precisa ser feita em todas as áreas e, às vezes, os programas não dialogam diretamente com a primeira infância, mas se você melhorar a vida das pessoas em geral, você vai melhorar a vida da infância, em particular”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Como canal de espaço e de diálogo a São Paulo Carinhosa apresenta um blog aberto, que recebe artigos, depoimentos e diferentes tipos de colaborações que dialogam com o tema desenvolvimento integral da criança. O educador Mario Sergio Cortella estreia no blog com um texto sobre a importância da ética no contexto das famílias e na educação dos filhos.

“Eu acho que as nossas crianças paulistanas estão sendo tratadas com carinho e aconchego, com todos esses programas e com essa nova plataforma digital simpática e tão necessária nos dias de hoje”, afirmou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani.

O canal de notícias da São Paulo Carinhosa destaca algumas das ações mais estruturantes articuladas nos oito meses de criação da política: o lançamento do programa de visita domiciliar focado na primeira infância, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; e a humanização da cidade para as crianças, fruto de um trabalho com a Secretaria Municipal de Cultura, que em breve lança um circuito cultural infantil itinerante, são alguns exemplos.

O canal Espaço das Crianças foi criado para interagir com elas de forma lúdica, destinado a receber desenhos e conteúdos produzidos pelas próprias crianças, a serem divulgados na plataforma a partir de um tema central e variável, de acordo com a semana ou mês. “Elas poderão mandar desenhos e textos para que possamos promover também um espaço de conversa com elas na cidade”, disse Ana Estela Haddad.

A São Paulo Carinhosa utiliza ao máximo sua interface com as redes sociais: Facebook; Twitter; e Youtube; que amplificam a comunicação com os mais diferentes públicos.

A plataforma digital foi desenvolvida pelo Núcleo de Desenvolvimento de Internet da Prodam, com uso de metodologia ágil e software livre (Wordpress). Foram incluídos na plataforma sistemas de acessibilidade para deficientes visuais, com possibilidade de ampliação de fontes e negativação de textos, além de arquitetura que permite ao deficiente ouvir os conteúdos disponibilizados (com uso de software específico). Bellisomi destacou as mudanças que vêm ocorrendo na empresa, com a preocupação de desenvolver trabalho estratégico junto a gestão pública com foco nas metas de governo. “Estamos implantando uma série de mudanças para tornar a empresa mais ágil, estratégica e participativa, com entregas modulares que atendam rapidamente as necessidades da gestão pública e atuando junto aos clientes na construção conjunta de soluções”.

O secretário Municipal de Governo, Chico Macena, que também participou do evento, disse que a plataforma mostra mais uma vez a preocupação com a transparência e a participação, que são marcas importantes da atual administração municipal. “Eu fico entusiasmado com o lançamento desta plataforma, porque a exemplo do que foi o lançamento do site Planeja Sampa, permite que qualquer cidadão desta cidade possa fazer o acompanhamento desta gestão”.

São Paulo Carinhosa

A Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância “São Paulo Carinhosa” foi criada por meio do decreto 54.278, de 28 de agosto de 2013. Com o olhar voltado para as crianças de 0 a 6 anos, pauta-se no planejamento familiar; na garantia de um nascimento saudável; parto humanizado; construção de vínculos afetivos; acesso à educação; ao direito cultural; no combate à violência. Tem como diretrizes a atuação intersetorial, focada no território, articulada com o Brasil Carinhoso e outras esferas de governo. Tem objetivo de articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas no município para a promoção do desenvolvimento da primeira infância.

A São Paulo Carinhosa é um desdobramento do Programa de Metas e contribui para o cumprimento do objetivo estratégico “Compromisso com os direitos sociais e civis” com o “Compromisso com os direitos sociais e civis das crianças”, assim como interpreta a diretriz estratégica de “Resgate da Cidadania em Territórios Vulneráveis” por meio da priorização dos territórios mais vulneráveis em relação à infância. Dos 20 objetivos estratégicos definidos no Programa de Metas, 11 possuem metas que impactam diretamente a vida das crianças.

Canais da São Paulo Carinhosa

Site: www.saopaulocarinhosa.prefeitura.sp.gov.br
Fanpage: https://www.facebook.com/SaoPauloCarinhosa
Twitter: @spcarinhosa
Youtube: @spcarinhosa
Instagram: @spcarinhosa