Prodam cria núcleo de desenvolvimento de sites e de aplicativos

Novo núcleo utiliza softwares livres e metodologia ágil para produzir sites

A PRODAM já conta com uma área específica para a criação e produção de sites e portais de internet: o Núcleo de Desenvolvimento de Internet (NDI). Criado com o objetivo de centralizar as atividades de elaboração e produção de sites, hotsites e portais, o Núcleo também desenvolve aplicativos móveis e suas interfaces.

A criação da área de internet fez frente a um desafio que era suprir carências detectadas no setor, onde só haviam iniciativas isoladas de desenvolvimento de sites e portais. “Agora definimos um método, que passa pelo técnico-construtivo, que faz análise e programação, passando pelo estético-funcional, que é a área de criação e o planejamento e controle”, explica Mário Luis Kodato, coordenador do Núcleo.

Desde sua implantação, Núcleo já desenvolveu uma série de projetos, entre eles o site do Conselho da Cidade para a administração pública municipal de São Paulo, o site da Câmara Municipal, e o site do Planeja Sampa para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e mais recentemente em caráter de urgência, o hotsite da Minuta Participativa São Paulo Mais Inclusiva, para a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o site São Paulo Carinhosa (que será lançado nos próxios dias).

“Essa é uma de nossas características, utilizamos metodologia ágil no atendimento dos pedidos, que implica no envolvimento e acompanhamento pelo cliente do processo produtivo. Nosso objetivo é desenvolver produtos de qualidade nos menores prazos possíveis”, afirma Kodato. Outra característica do Núcleo é oferecer ao cliente possibilidade de elaboração de sites e portais em soluções livres ou proprietárias como WordPress ou SharePoint entre outras ferramentas.

A Núcleo também já colaborou com o desenvolvimento do aplicativo (app) do IPTU para a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico e trabalha em provas de conceito de outros aplicativos.

Com o crescimento do uso da internet, principalmente por meio de dispositivos móveis, a tendência para os próximos anos é de aumento no número de pedidos por produtos que atendam essas necessidades. “O número de solicitações de desenvolvimento já é grande e tem aumentado constantemente. Acredito que isso demonstra a importância da criação do Núcleo”, finaliza Kodato.