Modernização de sistema de nobreaks foi realizada em tempo recorde

Instalação exigiu desligamento de todos os sistemas da Prefeitura

Foram dois meses de intenso planejamento e organização, mas todo esse trabalho valeu a pena: a PRODAM realizou neste final de semana (dias 23 e 24 de novembro) serviços de modernização de infraestrutura, com a instalação de nobreaks redundantes no data center da Barra Funda em tempo recorde. Os serviços, que implicariam no desligamento dos sistemas informatizados da Prefeitura por um período previsto de 21 horas, foram reestabelecidos bem antes do prazo, por volta das 14h45 de domingo (menos de 17h).

O processo parece simples, mas não é. Somente o processo de desligar os equipamentos com segurança e religá-los novamente leva mais de dez horas. “Não é como desligar um computador em casa. São grandes equipamentos com sistemas complexos que demandam toda uma sequência exata de desligamento e de retomada, com realização de inúmeros testes. Qualquer erro nesse processo pode provocar mau funcionamento e gerar grandes atrasos. Além disso, é comum equipamentos desse tipo apresentarem falhas e bugs quando são religados”, explica Gilberto Ono, gerente de Transição e Serviços da PRODAM.

A empresa também se organizou para a retomada imediata dos sistemas mais críticos, como a Nota Fiscal Eletrônica, PPI (Programa de Parcelamento Incentivado), SIGPEC (Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências), Inspeção Veicular, EOL (Escola On Line), SOF (Sistema Orçamentário Financeiro) e SIGA (Sistema de Saúde) sem maiores prejuízos para a administração municipal, de modo a causar o mínimo de transtorno à administração pública e à população.

Segundo Ono, a realização do trabalho de forma precisa e em tempo bem menor do que o previsto foi possível graças ao trabalho integrado, comprometimento e profissionalismo das equipes envolvidas. Edison Luiz Mazza, do Núcleo Mudanças e Liberações da Gerência de Transição de Serviços, responsável pela coordenação da operação, lembra que foi mobilizado um contingente de cerca de 90 pessoas entre membros da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia, envolvida diretamente na operação, e das equipes de Desenvolvimento / Relacionamento responsáveis pelos testes pós-implementação, além de técnicos dos fornecedores dos novos equipamentos. “Vários outros técnicos da PRODAM e de empresas fornecedoras estiveram em regime de sobreaviso caso fosse necessário alguma troca de equipamento ou ajuste de sistemas”, explicou Ono.

Marcelo Pimenta, diretor da Diretoria de Infraestrutura (DIT), disse que todos os cuidados foram tomados para que a interrupção fosse a mais breve possível e causasse o mínimo de problemas. “Avaliamos todas as fases do processo com muito cuidado, avisamos todos os órgãos municipais com antecedência e mantivemos uma equipe de prontidão para o restabelecimento das funcionalidades, assim que os serviços de modernização do sistema elétrico fossem concluídos”. Segundo Pimenta, também houve grande preocupação por parte da PRODAM na escolha da data da parada. “A negociação da data foi complexa, mas conseguimos parar numa data que foi definida após ouvirmos todos os órgãos públicos envolvidos. A parada dos sistemas foi devidamente comunicada às equipes de TI e aos principais executivos da administração pública do setor. O planejamento foi cumprido à risca”, explica Pimenta.

Segurança a estabilidade

Os novos equipamentos instalados garantirão maior segurança e estabilidade aos serviços da Prefeitura em caso de queda de energia, evitando que todo o sistema fique fora do ar por longos períodos de tempo, como já ocorreu no passado.

Para 2014, estão previstas outras paralisações dentro do projeto de modernização da infraestrutura de processamento e telecomunicações. “À medida que os serviços informatizados tornam-se indispensáveis à Prefeitura e ao próprio cidadão de São Paulo, temos que garantir sua disponibilidade com a qualidade exigida”, finaliza Pimenta.