Modernização: sistemas informatizados indisponíveis neste final de semana

Instalação de novos equipamentos garantirá maior segurança e estabilidade aos sistemas

Com objetivo de garantir maior segurança e estabilidade aos sistemas informatizados da administração pública municipal, a PRODAM realizará neste final de semana, dias 23 e 24 de novembro, serviços de modernização de infraestrutura, com a instalação de novos sistemas redundantes de nobreaks no datacenter da Barra Funda.

Esses novos equipamentos garantirão maior segurança e estabilidade aos sistemas informatizados no caso de queda de energia. A modernização visa evitar problemas já ocorridos no passado, quando por falta de redundância de nobreaks, todo o sistema da Prefeitura ficou fora do ar, de forma imprevista e por longo período de tempo, provocando grandes transtornos à administração municipal.

Para a instalação desses novos equipamentos, todos os sistemas informatizados da Prefeitura terão de ser desligados por aproximadamente 21 horas. A paralisação ocorrerá entre as 22h do dia 23 de novembro (sábado) às 19h do dia 24 de novembro (domingo). Nesse período, todos os sistemas informatizados da administração municipal e demais serviços providos pela PRODAM ficarão indisponíveis.

Os órgãos municipais foram devidamente comunicados pelos gerentes de relacionamento da PRODAM e também por ofícios encaminhados aos principais executivos de cada órgão público, para que a parada programada cause o mínimo de problemas à administração pública.

“Temos ciência dos transtornos provocados por uma operação dessa natureza, mas essa manutenção é fundamental para que possamos realizar uma série de melhorias na infraestrutura, que vão garantir maior qualidade e segurança no ambiente operacional da Prefeitura”, explica Marcelo Pimenta, Diretor de Infraestrutura e Tecnologia da PRODAM.

Segundo Pimenta, todos os cuidados foram tomados para que a interrupção seja o mais breve possível e cause o mínimo de problemas. “Avaliamos todas as fases do processo com muito cuidado, avisamos todos os órgãos municipais com antecedência e estaremos com uma equipe de prontidão para o restabelecimento dos sistemas, assim que os serviços de modernização do sistema elétrico forem concluídos”, explica o diretor.

Para 2014, estão previstas outras paralisações dentro do projeto de modernização da infraestrutura de processamento e telecomunicações. “À medida que os serviços informatizados tornam-se indispensáveis à Prefeitura e ao próprio cidadão de São Paulo, temos que garantir sua disponibilidade com a qualidade exigida.”