PRODAM estrutura área para desenvolvimento de sites e portais

Iniciativa garante mais agilidade no atendimento aos clientes

A PRODAM já conta com uma área específica para a criação e produção de sites e portais de internet. Implantado no final do primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Desenvolvimento de Internet surgiu com o objetivo de centralizar as atividades de elaboração e produção de sites, hotsites e portais, além de contribuir com o desenvolvimento de aplicativos móveis e suas interfaces.

A criação da área de internet fez frente a um desafio que era suprir carências detectadas no setor, onde só haviam iniciativas isoladas e esparsas de desenvolvimento de sites e portais, sem convergência e sem uma metodologia específica de trabalho. “Agora definimos um método, que passa pelo técnico-construtivo, que faz análise e programação, passando pelo estético-funcional, que é a área de criação e o planejamento e controle, para o planejamento e gestão de projetos”, explica Mário Luis Kodato, coordenador do Núcleo.

Os clientes do Núcleo são todas as diretorias de relacionamento da empresa. “Nossa missão foi debatida exaustivamente com o diretor de Relacionamento e Desenvolvimento II (DRD II), Luiz Cassio Becker, a fim de traçarmos os objetivos, e um que se destaca é o de promover a melhora no atendimento aos clientes internos das Diretorias de Relacionamento”, diz Kodato.

A equipe começou com cinco integrantes (sendo três estagiários), hoje é constituída por 12 pessoas – oito técnicos e quatro estagiários – sendo um programador cedido pela Fábrica de Software. O Núcleo tem capacidade para desenvolver até três projetos simultaneamente, mas a meta é duplicar essa capacidade para o ano que vem. “Uma de nossas características é a agilidade no atendimento dos pedidos. Queremos manter essa agilidade”, afirma Kodato. Outra característica do Núcleo é oferecer ao cliente possibilidade de elaboração de sites e portais em soluções livres ou proprietárias como Sharepoint, WordPress, Joomla, entre outras ferramentas. 

Com o crescimento do uso da internet, principalmente por meio de dispositivos móveis, a tendência para os próximos anos é de aumento no número de pedidos por produtos que atendam essas necessidades. “O número de solicitações de desenvolvimento já é grande e tem aumentado constantemente. Acredito que só isso demonstra a importância da criação do Núcleo”, finaliza Kodato.