Solução livre gera economia de cerca de R$ 3 milhões a PRODAM

Solução levou em conta relação custo/benefício e prova de conceito

A utilização de uma solução de software livre vai propiciar a PRODAM a economia de cerca de R$ 3 milhões, ao longo de três anos. A mudança ocorreu na Gerência de Eventos e Incidentes (GIV) no núcleo do NOC, com a implantação do Centreon (NAGIOS), um software de gestão de redes, solução livre utilizada em substituição a uma ferramenta proprietária que vinha sendo utilizada há alguns anos pela PRODAM.

A substituição passou primeiro por uma análise da relação custo/benefício e também pela prova de conceito (POC) com o apoio das equipes da Gerência de Suporte à Infraestrutura (GIS). “Com a prova de conceito verificamos que o produto era estável, seguro e adequado do ponto de vista da operacionalidade. Como a relação custo/benefício se mostrou vantajosa, optamos pela mudança”, explica Marcelus Guirardello, gerente da GIV.

Antes de implementar a nova solução, toda equipe do Centro de Operação da Rede (NOC) realizou um curso para utilização da nova ferramenta. A migração somente ocorreu depois de finalizados todos os testes e as equipes treinadas. Para Marcelus, a decisão sobre o uso ou não de soluções de software livres deve ser sempre estratégica, mas com embasamento técnico. “O investimento em soluções livres favorecem a independência e autonomia da PRODAM no mercado de TI e ao mesmo tempo estamos capacitando e investindo em profissionais da casa. Existem soluções livres boas, consolidadas e testadas, que podem representar uma boa alternativa, entretanto nem sempre é assim”, destaca. Segundo o gerente da GIV, há ferramentas livres que ainda não atingiram o nível de maturação adequado e há casos em que as soluções livres disponíveis ainda não estão no mesmo patamar tecnológico dos softwares proprietários.

De acordo com Marcelus, há mais soluções livres passando, neste momento, por prova de conceito na GIV e na GIS. “Outras ferramentas estão em fase de testes. Na medida em que essas ferramentas comprovarem atender as necessidades e potencial, vamos propor a utilização à Diretoria. Caso contrário, justifica-se o uso adequado das soluções proprietárias. Cabe ressaltar que em se optando pela utilização de software livre, a implantação ocorre juntamente com o processo de capacitação das equipes técnicas”.