Praças WiFi: pregão eletrônico é adiado

Data do pregão foi reagendada para o dia 10 de outubro

A PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo - adiou para o dia 10 de outubro o pregão eletrônico para contratação de serviços de acesso à internet por sistema WiFi para 120 praças da cidade de São Paulo (Programa Praças Digitais – WiFi Livre SP).

O motivo do adiamento se deve à solicitação das empresas de maior prazo para levantamento dos custos dos serviços. O número de locais de instalação do acesso WiFi é elevado e como cada praça tem localidade e dimensões distintas, o cálculo dos valores tem tomado das empresas mais tempo que o previsto inicialmente. Também serão feitos pequenos ajustes de redação para tornar mais claros alguns pontos do edital que estavam provocando dúvidas.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços, o programa Praças Digitais conta com o apoio técnico da PRODAM e visa levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura, distribuídas entre 96 distritos da capital, e também para alguns marcos simbólicos da cidade.

Principais características do programa

- Conexão de 512 Kbps efetivos por usuário, para download e upload;

- Qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, Voz sobre IP e vídeo;

- Infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;

- Sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;

- A neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;

- Medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário.

A iniciativa, que integra o Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura de São Paulo, visa fortalecer a cidadania por meio da inclusão digital.