Convênio entre PRODAM e RNP ampliará rede multisserviços em São Paulo

Entre outros benefícios, parceria possibilitará a interligação dos hospitais municipais a Rede Universitária de Telemedicina.

A PRODAM e a Prefeitura Municipal de São Paulo estão a caminho de firmar convênio com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para compartilhamento de estrutura e uso de rede de fibra ótica conjunta a ser implantada no município. O termo deve dotar a cidade com uma rede que pode atingir 400 km de alcance até o final de 2016.

Segundo Ricardo Reche, assessor da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia (DIT), o convênio prevê compartilhamento de uso de custos para a instalação da rede. “Haverá momentos em que a Prefeitura ficará responsável pela instalação dos dutos e a RNP pelas fibras e, em outros momentos, essa responsabilidade será inversa”, explica Reche.

A parceria prevê também outras ações conjuntas e vários setores da administração pública deverão ser beneficiados. Como exemplo, a Prefeitura e a PRODAM esperam interligar todos os hospitais da rede municipal ao projeto da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Coordenada pela RNP, a iniciativa integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino. Essa rede universitária possibilita a criação formal de núcleos de telemedicina e viabiliza a realização de videoconferências, a análise de diagnósticos, a educação permanente e webconferências entre hospitais universitários, de ensino, universidades e instituições de saúde. É um sistema integrado a Rede Acadêmica Nacional, a Ipê.

Reche destaca também que a RNP implantou em diversas capitais Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), que têm como objetivo interligar em alta velocidade instituição de ensino superior e de pesquisa. “A Funarte e Escolas Técnicas Federais, ETs e ETECs, também estão ligadas a essa rede. Em São Paulo a RNP ainda não implantou rede própria e utiliza atualmente redes de operadoras, com custo elevado. Com a parceria ganhamos todos, tanto em infraestrutura como no desenvolvimento de projetos”, diz Reche. A interligação dos hospitais municipais a Rede Universitária de Telemedicina ajudará a melhorar a qualidade de atendimento na saúde, uma das prioridades da atual gestão municipal.

O primeiro encontro de trabalho entre as equipes já ocorreu em setembro. Participaram desse encontro pela PRODAM o diretor de Infraestrutura e Tecnologia, Marcelo Pimenta, o assessor da DIT, Ricardo José Munis Reche e o engenheiro Henrique Holschuch. Pela RNP estiveram presentes o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, o coordenador técnico do PoP-SP, Jairo Carlos Filho, o engenheiro Douglas Brito Damalio e a gerente de relacionamento de Redes Metropolitanas, Wilma Silva. A expectativa é que o convênio seja assinado em breve.

Sobre a RNP

A RNP é primeira rede de acesso à internet no Brasil e integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país em uma rede acadêmica, beneficiando a mais de 3,5 milhões de usuários. O convênio com a empresa municipal faz parte do objetivo da instituição de melhorar a infraestrutura de sua rede na cidade e região metropolitana de São Paulo e de suas conexões internacionais, feitas a partir de seu Ponto de Presença na USP (PoP-SP), em parceria com a ANSP (sigla em inglês Academic Network at São Paulo, rede acadêmica do município). A expansão de sua infraestrutura na capital procura atender às demandas de instituições de ensino superior e comunidades acadêmicas específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.) e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação.