PRODAM participa do novo levantamento aerofotogramétrico de São Paulo

Técnicos do Núcleo de Geoprocessamento atuarão na prestação de serviços de assessoria técnica do projeto

A PRODAM está contribuindo com o novo levantamento aerofotogramétrico da cidade de São Paulo. O projeto, coordenado pela Secretaria de Finanças (SF), tem por objetivos trazer subsídios para o atendimento imediato de demandas das secretarias municipais de Finanças e Desenvolvimento Econômico (SF) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA).

Os técnicos do Núcleo de Geoprocessamento da PRODAM atuaram na elaboração do termo de referência e nas especificações técnicas para o edital, elaborado em conjunto com um grupo de trabalho do qual também participam representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Verde e Meio Ambiente e Finanças. A PRODAM também será responsável pelo acompanhamento do projeto, apoio à verificação do controle de qualidade e realizará a internalização dos produtos provenientes da ação.

O mapeamento possibilitará a atualização do Mapa Digital da Cidade (MDC), que entre outros benefícios trará mais informações aos sistemas desenvolvidos com bases georreferenciadas. A partir da atualização do Mapa Digital, se torna possível analisar, por exemplo, a situação de áreas de riscos de desabamento que necessitam intervenção, situação de áreas de preservação e mananciais, estruturação do transporte urbano, melhores opções para a instalação de equipamentos públicos, pavimentação, entre muitas outras possibilidades.

O edital já está publicado e a previsão é que as atividades de mapeamento tenham início ainda este ano.

Fotogrametria

A fotogrametria é uma técnica que permite executar medições com base em fotografias. As fotos são tiradas de determinadas distâncias e ângulos que permitem essa aferição com excelente grau de precisão. Na aerofotogrametria, uma aeronave equipada com câmeras fotográficas métricas percorre o território fotografando-o verticalmente, seguindo critérios técnicos específicos que garantem precisão às imagens.