PRODAM divulga edital para contratação das Praças Digitais

Pregão eletrônico ocorrerá dia 27 de setembro

A PRODAM – Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo - publicou hoje o edital para contratação do serviço de acesso a internet por sistema WiFi para 120 praças da cidade de São Paulo. A modalidade de licitação será o pregão eletrônico (menor preço), que foi agendado para o dia 27 de setembro. O edital pode ser acessado AQUI.

Antes de ser publicado, o edital sofreu adequações e ajustes técnicos com base nas sugestões apresentadas nas audiências públicas para discussão do projeto e no período que esteve em teste de conceito na Praça Dom José Gaspar, no Centro de São Paulo.

O edital divide o grupo de 120 praças em quatro lotes (um para cada região da cidade), mas há limitação de dois lotes por empresa. Essa medida visa garantir que o serviço não seja prestado em todo o município por apenas uma empresa. A previsão é que a cidade já receba as primeiras praças com acesso WiFi gratuito à população ainda este ano. A ação está prevista no Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura de São Paulo.

Principais características do programa

- Conexão de 512 Kbps efetivos por usuário, para download e upload;

- Qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, Voz sobre IP e vídeo;

- Infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;

- Sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;

- A neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;

- Medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário; e pelos SIMET - Boxes desenvolvidos pelo NIC.br e doados ao projeto Praças Digitais.

Praças Digitais

A iniciativa da Prefeitura, o programa Praças Digitais, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços e conta com apoio técnico com a PRODAM, tem por objetivo levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura e também para alguns marcos simbólicos da cidade. A ação fortalece a cidadania por meio da inclusão digital.

O número de localidades públicas que serão atendidas é de 120 distribuídas entre os 96 distritos da capital. A disponibilidade dos serviços será dividida conforme a demanda do local. A velocidade mínima da internet gerada é de 512kbs e tem uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o sistema WiFi. A velocidade da conexão será medida pela NIC.br em parceria com a Secretaria de Serviços.