Começa ampliação do data center da Pedro de Toledo

Projeto possibilitará a PRODAM melhorar o atendimento e oferecer novos serviços

Um importante gargalo de infraestrutura que dificultava o crescimento da PRODAM começou a ser superado. Neste mês tiveram início as obras de ampliação da sala-cofre e modernização do data center da Pedro de Toledo. Após a ampliação, a sala-cofre ficará com a área total de 152m², quase três vezes o espaço atual de 52m², e receberá equipamentos adicionais de última geração. A nova estrutura possibilitará a PRODAM ampliar a qualidade dos serviços prestados a seus clientes, a segurança e a disponibilidade do sistema, além de oferecer novos serviços de hospedagem de conteúdo.

Segundo Marcelo Pimenta, diretor de Infraestrutura e Tecnologia, a expansão do data center da Pedro de Toledo é um item importante que se insere em uma estratégia maior de ampliação da qualidade e da capacidade da infraestrutura da PRODAM. “A PRODAM pode e precisa crescer, oferecer mais e melhores serviços à municipalidade. Essa iniciativa dá um passo importante nesse sentido e supera um problema crônico de falta de infraestrutura. As obras transcorrem em ritmo acelerado e muito breve concluiremos mais esta importante etapa de nosso planejamento”, explica Pimenta.

O prédio da Pedro de Toledo também passará por reformulação, com adequações internas, remodelagem da fachada, substituição do telhado e adequação de pisos e paredes. Futuramente, com a estruturação do projeto do Arco do Futuro, na Zona Leste da cidade, o data center da Barra Funda também deve migrar para um prédio próprio, com estrutura ampliada.

A nova sala-cofre

Sala-cofre é um ambiente blindado e com temperatura e umidade controladas, onde são instalados os servidores de alta capacidade de armazenamento e de processamento. A blindagem proporciona um ambiente protegido contra água, enchentes, fumaça, explosões, gases corrosivos e até ataques com armas de fogo.

O revestimento interno do local, a blindagem propriamente dita com placas de aço, será realizado pela empresa Aceco, especializada nesse tipo de obra, que também ficará responsável toda a parte elétrica e cabeamento. “Eles vão fazer um piso elevado, fazer as interligações entre os racks que vão instalar, além de toda a parte do quadro elétrico e distribuição da rede elétrica”, explica Anderson Bispo, gerente de Produção (GIP), área responsável pela condução do projeto.
 
A Aceco é a única empresa que presta esse serviço no Brasil que atende a todas as normas de segurança e qualidade da ABNT (NBR 15247:2004 e procedimento de certificação PE 047.06) e já realizou obras de instalação de sala-cofre no Supremo Tribunal Federal, no Ministério Público Federal, na Polícia Federal, no Tribunal de Justiça de São Paulo, Sabesp, Prodesp além de muitos outros órgãos da administração pública estadual e federal.

O novo ambiente vai contar com 42 racks, sendo 38 para servidores e quatro para a parte de comunicação, dados e links para Telecom. No projeto de ampliação da sala-cofre, estão envolvidas também as gerências de Telecomunicações (GIC), de Estratégia e Desenho do Serviço (GIE) e Logística e Patrimônio (GFL).