Praças Wi-Fi: teste de conceito acontece nesta quinta, dia 1º

Padrão a ser testado foi definido pela SES e PRODAM

A Secretaria de Serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo e a PRODAM realizam nesta quinta-feira, dia 1º de agosto, às 14h, o teste de conceito das Praças Digitais. A Praça Dom José Gaspar, no Centro, foi a escolhida para testar o sinal Wi-Fi, livre e gratuito, de acesso a internet. O projeto, depois de concluído, prevê a instalação de acesso Wi-Fi em 120 praças do município de São Paulo.

O teste de conceito é mais um passo para a implantação do projeto Praças Digitais. Ele é fundamental para que a iniciativa seja bem-sucedida, porque vai permitir a Prefeitura e à população avaliar os termos do serviço a ser prestado e sua qualidade, além do prazo necessário para a instalação dos equipamentos nas praças. O teste será realizado com a colaboração da empresa Idea – Planejamento de Redes Metropolitanas. A Idea vai deixar o sinal aberto na Praça Dom José Gaspar até que o prestador de serviço a ser escolhido pela licitação das Praças Digitais inicie a instalação de sua rede.

O padrão a ser testado foi estabelecido pela Secretaria de Serviços e pela PRODAM para a prestação do serviço público de Wi-Fi nas 120 praças (Meta nº 58 do Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura) e segue os seguintes critérios:
- conexão de 512 kbps efetivos e por usuário, para download e upload;
- qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, Voz sobre IP e vídeo;
- infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;
- a neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;
- medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário; e pelos SIMET-Boxes, desenvolvidos pelo NIC.br e doados ao projeto Praças Digitais.

A Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital vai acompanhar o teste e, durante toda sua duração, coletar os dados gerados pelo sistema de gerenciamento da Idea e pelo SIMET, além de receber contribuições e sugestões dos usuários pelo Twitter (@wifi_livre) e pelo Facebook (Wifi_Livre) do projeto.

O que são as Praças Digitais?

A iniciativa da Prefeitura, uma parceria da Secretaria de Serviços com a PRODAM busca levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura e para marcos simbólicos da cidade. A ação encoraja a cidadania por meio da inclusão digital.

O número de localidades públicas atendidas é de 120 distribuídas entre os 96 distritos da capital. A disponibilidade dos serviços será divida conforme a demanda do local, regiões consideradas críticas com grande circulação de pessoas terão uma cobertura de 99% com eventos esporádicos e o restante não-crítico é de 96%. Posteriormente outras praças podem ser consideradas críticas também.

A velocidade mínima da internet gerada é de 512kbs e tem uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o sistema Wi-Fi. A velocidade da conexão será medida pela NIC.BR em parceria com a Secretaria de Serviços. O Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET) a ser instalado nas praças é o instrumento que atestará o nível da conexão.