Equipe PRODAM testa sistema da IBM para deficientes visuais

Pedido levou em consideração experiência dos técnicos em IOs e da empresa com o trabalho de deficientes visuais

Dois profissionais da PRODAM participaram, a pedido da IBM e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da análise de software desenvolvido pela IBM e apresentado durante a Reatech, feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, em abril. O produto é um telão de LCD de 60 polegadas com a capacidade de mostrar através de um chip telefônico, em tempo real, o que é enviado por sms para ele via Wi-Fi. 

Os analistas Laércio Sant’Anna, deficiente visual, e Aracy Bernardes, com experiência em IOs, analisaram o sistema desenvolvido para rodar no iPad. O software permite, se o usuário usar bem os recursos de acessibilidade já existentes nos produtos da Apple, saber o que está aparecendo no telão. 

Após a análise do sistema, os técnicos da PRODAM propuseram ajustes para adequação do produto aos princípios da acessibilidade. Usando os recursos disponibilizados pela Apple para uso do iPad por pessoas cegas, não era possível interagir com o aplicativo. Com a implantação das sugestões de Laércio e Aracy, o software ficou integrado ao Voice Over, ou seja, usuários de produtos Apple poderão, com o apoio desse software e usando o Voice Over, saber tudo o que está aparecendo no telão utilizado para feiras, apresentações e eventos. Segundo Laércio, para um próximo evento será possível ter as mesmas funcionalidades disponíveis no iPad também para um tablet com Android desde que a versão seja 4.1.2 ou superior. 

É a primeira vez que técnicos da PRODAM testam softwares para deficientes produzidos para equipamentos móveis. 

Inclusão na PRODAM  

A PRODAM é uma das empresas pioneiras de inclusão social de deficientes no processo produtivo. Desde 1973, a empresa contrata pessoas com deficiência para compor seus quadros de profissionais. Hoje atuam, só na área de desenvolvimento da PRODAM, cerca de 11 pessoas, todas com deficiência visual. No total dos quadros da empresa existem 47 colaboradores entre deficientes e reabilitados.