Sistema da PRODAM facilita inclusão de 1.500 crianças no Ensino Infantil

Software desenvolvido com a Secretaria Municipal de Educação contribui para a alocação de alunos nas turmas mistas

O novo módulo do sistema de cadastro para alocação de alunos desenvolvido pela PRODAM para a Secretaria Municipal de Educação possibilitou a inclusão de mais 1.500 crianças no ensino infantil no município de São Paulo. O sistema foi elaborado a partir da decisão da Secretaria em criar turmas mistas (Portaria 2.623), que prevê a possibilidade de desenvolver atividades curriculares envolvendo crianças de faixas etárias equivalentes nas mesmas turmas (ex: crianças de 4 e 5 anos).

A Portaria visa racionalizar o uso da rede pública municipal de ensino infantil com objetivo de abrir mais vagas. O novo sistema possibilita que automaticamente sejam alocadas as crianças nas turmas que tiverem disponibilidade de vagas, de acordo com as regras da portaria e de acordo com a faixa etária, e visualizar o número de vagas abertas em cada unidade da rede, possibilitando a matrícula de novas crianças, sem prejuízo ao processo pedagógico.

Os técnicos da Gerência de Relacionamento I (GR I) usaram quase mil horas na formatação e desenvolvimento. Paulo Rogério Tavares e Harry Walter Finger Roberts, da GR I, dizem que vários módulos foram alterados, desde diários de classe, passando por registros de movimentação, compatibilização e outros para atender uma série de especificações dentro de limites que não afetassem o nível pedagógico das crianças.

Foi necessário adequar o sistema existente, que havia sido todo montado prevendo turmas compostas só por alunos da mesma idade. O novo sistema tem previsão de estar totalmente funcional no final de junho e vai atender matrículas, rematrículas e transferências na rede escolar municipal.

Segundo o gerente de relacionamento da PRODAM, Paulo Rogério Tavares, o novo sistema, apesar de já estar em uso, tem previsão de estar totalmente funcional no final de junho e vai atender matrículas, rematrículas e transferências na rede escolar municipal. “Ao facilitar a alocação das turmas e a abertura de novas vagas, o novo sistema de gestão escolar contribuirá também indiretamente para que o município receba mais repasses do Ministério da Educação para educação infantil, que seguramente será revertido na melhoria do ensino”, comenta.