Praças Digitais – prorrogado prazo para sugestões até 24 de maio

 

Imagem do post

 

Pré-edital prevê contratação de serviços de wi-fi gratuito para 120 praças em São Paulo

A PRODAM – Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município de São Paulo – prorrogou até o dia 24 de maio, o prazo para consultas e sugestões, do pré-edital de contratação de serviços de acesso gratuito a internet por sistema Wi-Fi para 120 praças e localidades na cidade de São Paulo (Programa Praças Digitais).

O pré-edital traz todas as especificações técnicas do programa e indica os locais da cidade em que o serviço de internet Wi-Fi gratuito será disponibilizado. A consulta do pré-edital, o esclarecimento de dúvidas e a apresentação de sugestões podem ser feitos AQUI.

Audiência Pública

Cerca de duzentas pessoas, entre representantes de entidades da sociedade civil e de empresas interessadas em conhecer detalhes da proposta do edital de contratação do sistema, participaram da apresentação e discussão do programa, que foi realizada na sexta-feira, dia 10, na sede da Prefeitura.

O tema mais frequente na audiência foi a solicitação para inclusão de novas áreas no programa ou adequação de algum local indicado por outro que, do ponto de vista de grupos sociais, seriam mais adequados devido a frequência de público ou adequação da própria localidade. Também foi solicitado que o edital previsse alguma forma de controle ou participação social nas localidades em que o programa será instalado, além de pesquisas sobre a satisfação dos serviços junto aos usuários.

O secretário municipal de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, destacou a importância da audiência pública como instrumento democrático para aperfeiçoamento das ações de governo. “Recebemos excelentes sugestões que seguramente contribuirão para aperfeiçoar o programa. A participação democrática contribui para aperfeiçoar um projeto democrático de inclusão digital”.

Outra preocupação dos participantes foi quanto à garantia de qualidade de sinal e capacidade de banda de transmissão, para que a internet seja de fato adequada ao uso da população.

O diretor-presidente da PRODAM, Marcio Bellisomi, que também participou da audiência pública, destacou que a preocupação com a qualidade do sinal e com a capacidade do sistema será monitorada on-line constantemente pela PRODAM e que as empresas contratadas terão que efetivamente entregar um serviço de qualidade à população. “Os critérios do edital garantem níveis de qualidade de navegação, de streaming, download e upload muito bons para um usuário comum. As empresas contratadas para a prestação dos serviços serão monitoradas e terão de entregar a qualidade contratada sob pena de cancelamento de contrato e multa.”

Bellisomi também destacou a iniciativa do prefeito Fernando Haddad em implementar as 120 praças digitais. “É um projeto grandioso que tem como principal mérito colocar em discussão a importância da democratização do acesso a internet para o fortalecimento da cidadania e da participação social”.