Conip - Processos de informatização da saúde


No segundo dia, a então gerente de Saúde Lan Hee Alves Castanha apresentou a palestra “Processos de Informatização de Saúde”. Ela falou sobre a importância de informatizar a área e de provê-la de soluções de Tecnologia da Informação.

Sete palestrantes abordaram o tema Governo Eletrônico e Saúde. Experiências de vários lugares foram discutidas: do governo federal, do Estado de São Paulo, da Prefeitura da Cidade de São Paulo e da Prefeitura de Belo Horizonte.

A especialista Lan Hee, que possui 16 anos de experiência em trabalhos de informatização na Saúde, abordou o histórico de TI nesse tipo de política pública e destacou a importância de todos os sistemas da área serem desenvolvidos com o foco no cidadão. A implantação de bons sistemas certamente trará redução de custos para o município.

A prática e o dia-a-dia devem ser sempre guias para melhorar os processos disponibilizados, que devem se concentrar, principalmente em informações estratégicas. Esses dados são importantes, pois só desse modo é possível sincronizar as políticas de governo com a realidade local.

Lan Hee ainda afirmou que, na atual gestão municipal, a saúde é prioridade e que os sistemas de TI utilizados pelo município são de alta complexidade, peculiaridade e interdependência.

Em sintonia com os demais palestrantes, ela destacou a importância da continuidade de ações de governo, do investimento em capacitação dos profissionais da Saúde e da urgência da elaboraçõa de um Plano Diretor para o setor. Segundo a especialista, as soluções devem ser integradas em todos os níveis: municipal, estadual e federal. Sem um prontuário eletrônico único isso não é possível.


Saiba mais:

PRODAM participa do Conip 2005

Conip - Cerimônia de abertura

Conip - A atuação das empresas de TI na governança pública

Conip - Geoprocessamento

Conip - Repercussão

Conip - Balanço Final