PRODAM e o Sistema Integrado de Saúde


A PRODAM em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está informatizando 623 unidades de saúde, compostas por 14 hospitais municipais, 16 prontos-socorros, 34 ambulatórios de especialidades, 380 Unidades Básicas de Saúde, 114 unidades especializadas e outras 65 esferas de governo.

O projeto de informatização prevê desde a implementação da infra-estrutura de rede de dados, elétrica, instalação de equipamentos, conectividade, até o treinamento e implantação dos aplicativos de gestão da saúde.

Segundo Rogério Medeiros coordenador de informática da SMS, a intenção é, em parceria com a PRODAM, viabilizar a implantação dos aplicativos de gestão. 

A Secretaria da Saúde é responsável pela definição das regras de negócio e a PRODAM pela transformação do negócio em Tecnologia da Informação (TI), seja no desenvolvimento e manutenção dos aplicativos ou gerenciando o desenvolvimento externo. O gerenciamento da implementação da infra-estrutura necessária também é de responsabilidade da PRODAM.

Seguindo prioridades já divulgadas na mídia pelo Prefeito José Serra, a PRODAM e SMS estão implantando a gestão informatizada da saúde nas seguintes fases:

 

FASE 1 - Implementação da infra-estrutura de rede de dados, elétrica, conectividade e instalação dos equipamentos.

 

FASE 2 - Implantação do aplicativo de requisição eletrônica de medicamentos, cadastro de usuários SUS, controle de dispensação de medicamentos e aplicativos administrativos.

 

FASE 3 - Implantação do aplicativo de cadastro municipal de estabelecimentos de saúde e agendamento de consultas.

 

FASE 4 - Implantação do aplicativo da regulação (agenda regulada entre ambulatórios de especialidade e unidades de saúde referenciadas).

 

As etapas acima foram desenvolvidas de forma integrada e juntas compõem o Sistema Integrado de Gestão de Assistência a Saúde. Opera em plataforma baixa (microinformática) e utiliza a internet como rede de comunicação de dados.