Sistema dará segurança a programas sociais


A Prefeitura da Cidade de São Paulo começou a fazer o recadastramento das famílias beneficiárias do programa social Renda Mínima no dia 04 de agosto e vai até de dezembro de 2005. A atualização é obrigatória por lei e deve ser feita após dois anos do ingresso no projeto.

O novo sistema de cadastro desenvolvido pela PRODAM tem por objetivo impedir irregularidades na distribuição dos benefícios.

Dados da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social apontaram uma série de inconsistências que dificultam a correta supervisão do programa, como a falta do acompanhamento da freqüência escolar (dos 192.057 registros de crianças/adolescentes, apenas 9.056 tinham as unidades escolares identificadas). Foi constatado também que 4.502 famílias efetuaram mais de um saque fora da Região Metropolitana de São Paulo. Os saques foram feitos em municípios distantes da Capital e com grande freqüência fora do Estado.

A nova versão do cadastramento desenvolvida pelos técnicos da PRODAM visa conferir maior controle para a concessão do benefício. Além de deixar os registros mais claros, o sistema permitirá averiguar se os filhos dos beneficiários têm realmente a freqüência escolar de 85% exigida.

O primeiro passo foi mudar o layout para dar mais clareza. De acordo com o gerente de Programas e Políticas Sociais, Harry Walter Finger Roberts, responsável pelo projeto, o Sistema de Banco de Dados do Cidadão está mais simples e de fácil manuseio.

Além disso, várias aplicações foram reformuladas para garantir agilidade. "Desenvolvemos uma "chave", acionada a partir do nome do contemplado, de sua mãe e da data de nascimento. Esse dispositivo impede uma segunda entrada, o que torna praticamente impossível uma pessoa tentar se cadastrar duas vezes.

A equipe, formada por sete pessoas, também incluiu uma base de dados de todos os beneficiários. Essas informações podem ser acessadas pelo atendente e não precisam ser digitadas novamente.

Segundo Harry, o tempo para atualização do cadastro é de cerca de 30 minutos. Ele afirma que a demora no atendimento, principalmente no primeiro dia, aconteceu porque muitas pessoas compareceram aos postos de atendimento sem estarem convocadas.

Outro problema é que a medida está dirigida ao Programa Renda Mínima e muitas pessoas relacionadas somente no Bolsa Família também foram aos locais. Apenas quem pertence aos dois pode aproveitar e atualizar as informações para ambos.

"É preciso aguardar a carta de convocação que nós estamos enviando pelo correio", aconselha. Este documento indica o dia e o horário do atendimento.

O cadastro já está sendo feito em postos de atendimento na Sé, Mooca e Santo Amaro. Outras sete praças estarão funcionando a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de julho.

No posto de atendimento da Sé, localizado na Avenida do Estado, 900, ontem, o clima era de tranqüilidade, mesmo com o tempo de espera de mais de uma hora.

A bordadeira Cristina Souza de Jesus, de 30 anos, em três anos de benefício está recebendo R$114,00 por mês. "Com esse dinheiro eu sustento meus três filhos e minha sobrinha".

Já a dona-de-casa Raimunda Moraes de Sousa, 42 anos, mãe de cinco filhos e moradora da zona norte, utiliza o benefício para somar à sua renda de diarista.

As empregadas domésticas Eurânia Cardoso, de 31 anos, Adriana Silveira, de 30, e Daniela Rodrigues, de 27, também usam o dinheiro como complemento de seus salários de empregada doméstica.

Daniela acredita que desta vez o tempo de espera na fila foi menor do que no último recadastramento.
 

Saiba Mais:

Quem está sendo chamado para o recadastramento?