Estado e Município de mãos dadas


O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Paulo assinaram quarta-feira um convênio na área de Tecnologia de Informação para agilizar e aperfeiçoar os serviços prestados pela administração pública, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Município (PRODAM) e da Empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo (PRODESP).

O documento foi assinado no auditório da PRODAM pelo presidente da empresa, Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, pelo diretor da PRODESP, Paulo Sérgio Varella, pelo governador do Estado Geraldo Alckmin e pelo prefeito José Serra. Também assinaram o acordo o secretário municipal de Gestão Januario Montone, o secretário do Governo Municipal Aloysio Nunes, e o secretário chefe da Casa Civil Arnaldo Madeira.

O convênio vai promover a cooperação técnica para a implementação dos sistemas de informação, prestação de serviço público, gestão pública e capacitação profissional.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Januario Montone, a parceria é baseada em três itens fundamentais: a melhoria contínua da qualidade de serviços, o aumento da receita sem elevação de impostos e a redução das despesas sem a diminuição de serviços. "A população só tem a ganhar com esses acordos, porque eles reduzem o tempo e os custos necessários para a melhoria do atendimento", afirma.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Serra disse que a PRODAM é a parceira fundamental do Município como instrumento de modernização e de aumento da eficiência de gestão e mostrou-se entusiasmado com o acordo. "São dois governos cooperando para a melhoria do serviço público. Estamos aproveitando toda a experiência do governo do Estado".

Geraldo Alckmin também destacou os benefícios do convênio e a importância da Tecnologia da Informação em benefício do cidadão. "A parceria é um grande caminho para que os recursos públicos possam produzir mais benefícios à nossa coletividade", comentou, destacando ainda que não há governo ético sem eficiência.

Após a cerimônia de assinatura, Alckmin e Serra, bem como os presidentes da PRODAM e da PRODESP e as demais autoridades, fizeram uma visita, acompanhada pela imprensa, ao Data Center da PRODAM. Atentos aos menores detalhes, os visitantes elogiaram a reestruturação promovida na área em tão pouco espaço de tempo.

Projetos

Entre os projetos já definidos para uma ação conjunta entre PRODAM E PRODESP está o Poupatempo Móvel que pretende levar aos bairros mais distantes os principais serviços municipais e estaduais.

Além disso, os postos de Poupatempo poderão prestar serviços do Município como 2a via de IPTU, taxa de lixo, emissão de Certidão Negativa de Tributos Imobiliários, entre outros.

As Praças de Atendimento, por sua vez, deverão incorporar serviços prestados pelo Poupatempo, otimizando o atendimento prestado à população de São Paulo.

Também foram acertadas entre as duas empresas compras e contratações eletrônicas, cursos de capacitação geral, integração de redes de comunicação de dados e contingência mútua e conjunta dos Data Centers.