Veículos de outros estados serão multados


O diretor-presidente da PRODAM Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior apresentou, segunda-feira passada, 5 de julho, o Sistema de emissão de multas a veículos de outros estados aos secretários municipais do Transporte e de Gestão, Frederico Bussinger e Januario Montone, respectivamente. O prefeito José Serra também esteve presente.

Os presidentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Roberto Scaringella, a diretora do Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV), Vera Cerqueira Alves Barbosa e o diretor do Denatran, Ailton Brasiliense Pires vieram conhecer o Sistema.

A implantação da nova cobrança só foi possível após a adesão do Estado ao Registro Nacional de Informações de Trânsito (Renainf), que reúne informações dos Detrans de vários estados.

Antes, 20% das, aproximadamente, 60 mil multas aplicadas por mês na Cidade, não podiam ser cobradas, pois não havia informações suficientes para as identificações dos infratores.

A partir de agora, a Prefeitura passa a ter acesso a dados de nove estados brasileiros: Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco e Paraná. É um importante passo para a melhoria da fiscalização do trânsito na Capital.

Depois de visitarem o Datacenter e a sala de digitalização de auto de infração, a imprensa e autoridades foram à sala de digitalização das autuações para conferir o primeiro lote que foi postado na terça-feira passada, 5 de julho.

Como funciona

O sistema foi desenvolvido pela equipe do gerente de Transporte e Trânsito da Diretoria de Atendimento e Sistema I, Carlos Alberto Comar.

A CET ou outro órgão responsável autua os veículos. As autuações chegam à PRODAM, que digita as informações e identifica a procedência.

Em seguida encaminha o arquivo para a Prodesp, que se comunica com o SERPRO, o qual junta os dados dos proprietários e envia à PRODAM. Com esse conjunto a Companhia processa e emite as notificações de autuação.

Em caso de recurso, o sistema desenvolvido pela PRODAM dará suporte para que essa defesa seja cadastrada e julgada.

O prefeito esclareceu que esses veículos também serão submetidos às regras do rodízio, cuja fiscalização será intensificada. Segundo ele, as medidas têm como objetivo eliminar a impunidade aos infratores, propiciando mais respeito à legislação do trânsito, bem como fluidez e segurança ao trânsito da Cidade.