Inclusão profissional de pessoas com deficiência

 

Sidney Tobias: idealizador do trabalho inédito

Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado profissional, a PRODAM desenvolveu o CD-ROM de acessibilidade "Trabalho um Direito de Todos".

O audiovisual, inédito no Brasil, foi idealizado pelo deficiente visual e analista de sistemas, Sidney Tobias, que é membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). Vários profissionais da Companhia participaram do projeto.

Na segunda-feira, dia 8, a chefe de gabinete da PRODAM Elisabete Barone, acompanhada de integrantes da equipe de acessibilidade, entregou 300 CDs para Dora Simões, presidente do CMPD. O material será distribuído a empresários das áreas pública e privada.

O CD-ROM é um importante guia de informações sobre os diversos temas que envolvem a condição social das pessoas com deficiência, abordando preconceito, legislação, histórico, mitos e ações inclusivas. Além dos textos informativos, conta com 70 videodepoimentos de empresários que realizam trabalhos de acessibilidade, especialistas em recolocação profissional e diversos representantes de entidades sociais.

Profissionais com deficiência falam como conseguiram provar suas competências a despeito das limitações e do preconceito com os quais são obrigados a conviver.

De acordo com Sidney Tobias, a PRODAM foi escolhida para realizar o projeto por sua experiência no desenvolvimento de softwares em acessibilidade. "O Conselho queria um CD que sensibilizasse o empregador e informasse a ele sobre as diversas possibilidades em contratar um bom profissional que pode ser deficiente", conta o analista de sistemas.

Apesar de o público-alvo não ser pessoa com deficiência, todos os vídeos são legendados e possuem versão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRA).

Foram seis meses de trabalho, envolvendo profissionais da PRODAM e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Na Companhia, além de Sidney, participaram Aracy Maria B. Gonçalves, Flávio da Cruz Colombo, Eduardo Sadao Takayanagi, Juliana Costa dos Santos, Alexandre Centini, José Carlos Castro da Costa e o deficiente visual Laércio Sant´Anna.

A equipe foi responsável pela coleta de material, gravação e edição das imagens, além do desenvolvimento das ferramentas para tornar o CD acessível a todos.


Saiba mais:

Questão de responsabilidade social

Exercendo a cidadania

À frente do seu tempo