Exercendo a Cidadania

 

O assistente Samir Pereira Goes

Atualmente, 23 profissionais com algum tipo de deficiência fazem parte do quadro de funcionários da PRODAM. Aurora Fernanda de Jesus Pereira, analista de sistemas na Companhia, diz que hoje a população está mais preparada para conviver com as diversidades. Segundo ela, isso aconteceu porque assuntos como deficiência e inclusão passaram a ser discutidos nas escolas.

O analista programador Alcindo Furtado Filho comenta que o avanço da informática e o desenvolvimento de ferramentas específicas possibilitaram o acesso à informação e ao mercado de trabalho. "As pessoas estão percebendo que a deficiência não nos impede de ser produtivos", diz com satisfação.

O assistente Samir Pereira Goes, 30 anos, com Síndrome de Down, está na PRODAM desde 1999. Começou como estagiário e agora atua na Assessoria de Comunicação e Marketing.

Com a segurança de quem vê seu valor reconhecido, Samir fala que aprendeu várias coisas importantes, como o respeito entre as pessoas. "Adoro trabalhar na PRODAM. Eu fico das 8h às 12h, mas gosto tanto daqui, que se pudesse ficaria até às 17h".

As atividades de Samir não se resumem apenas ao lado profissional. Há 15 anos, pratica natação. "O esporte me ensinou a ter garra, força e fé", revela. E graças a essa força de vontade ele participou de uma competição nos Estados Unidos , onde conquistou duas medalhas de ouro e prata. Em competições no Brasil, já alcançou 2ª, 4ª e 6ª colocações.

Samir também atribui sua crença ao apoio que recebeu da família. "Eles sempre conversam comigo e têm muito orgulho de mim".
Saiba mais:

Inclusão profissional de pessoas com deficiência

Questão de responsabilidade social

À frente do seu tempo