A importância da Acessibilidade


Segundo dados do último censo do IBGE, realizado em 2000, no Brasil há 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Para elas atividades cotidianas como ir ao cinema, andar pelas ruas, ter um emprego ou acessar à Internet pode transformar-se em verdadeiro martírio.

Por isso a necessidade de diminuir significativamente os impactos de suas limitações por meio de projetos que os valorizem enquanto cidadão.

À frente de seu tempo, a PRODAM, desde 1973, dá atenção especial ao tema. A empresa foi uma das pioneiras na admissão de pessoas com deficiência visual na área de informática e desde então tornou-se referência nacional em soluções técnicas para esses profissionais.

Em 1976 foi a responsável pela criação de programas como o "Listador Braille - LIBRA", premiado pela ONU como solução de impressão Braille de baixo custo para os países em desenvolvimento.

Em 1988 desenvolveu software brasileiro de formatação de textos para impressão em Braille, o projeto "Estrela Dalva". No mesmo ano foi criado o primeiro website governamental no Brasil sobre acessibilidade digital. O conteúdo é acessado pelo endereço www.prodam.sp.gov.br/acessibilidade

A Companhia possui uma equipe de acessibilidade formada por técnicos de várias áreas. O objetivo do grupo é atuar ainda mais na prestação de serviços em acessibilidade. Hoje, esse grupo oferece suporte técnico para tecnologias assistivas a diversas secretarias e órgãos municipais.

Em maio deste ano a Companhia recebeu da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA) o título de Empresa Amiga do Deficiente Visual Trabalhador 2005, pelo envolvimento no projeto "Desenvolvendo Talentos", de capacitação profissional.
 

Saiba mais:

Inclusão profissional de pessoas com deficiência

Questão de responsabilidade social

Exercendo a cidadania