Migração do 156 em tempo recorde


Desde 30 de setembro o serviço 156 está hospedado no Data Center da PRODAM. A partir de agora, todas as aplicações referentes ao serviço passam a ser administradas e operacionalizadas pela equipe técnica da Companhia.


A migração dos sistemas ocorreu em tempo recorde - apenas 15 dias - e contou com o empenho de diversas gerências. O trabalho foi coordenado por Luiz César Michielin Kiel, gerente das Subprefeituras e Serviços de Atendimento ao Cidadão (GAC/ DAS I), e teve o apoio fundamental de Carlos Alberto Comar, gerente de Transporte e Trânsito (GAT/ DAS I), e Paulo Rogério Tavares, gerente de Mudanças (GIM/ DAS I).


Também participaram do processo equipes das gerências de Desenvolvimento Urbano (GAD) e de Integração de Sistemas (GAI), ambas da DAS I, e das gerências de Produção (GIP), de Arquitetura e Integração (GIA) e de Telecomunicações e Rede (GIT), todas da DIE, Diretoria de Infra-Estrutura.

O estudo para a migração do 156 começou em junho. Os especialistas da Companhia, prevendo dificuldades durante a mudança, estimaram um prazo de seis meses para a execução. Na prática, porém, graças ao trabalho em conjunto dos profissionais da Casa, o trabalho foi concluído antes da data prevista. "Depois de encerradas as negociações, foram cerca de 15 dias para elaborar o plano de migração, receber as aplicações e implantá-las", conta Carlos Comar.

O dia D para a implantação aconteceu na madrugada de 30 de setembro, quando técnicos da empresa trabalharam a noite toda para que o serviço estivesse disponível ao cidadão o mais rápido possível. Nesse tempo, houve apenas uma interrupção de quatro horas das solicitações para que a transferência de aplicativos pudesse ser realizada.

De acordo com Luiz César, o maior desafio do projeto foi integrar, em curto espaço de tempo, sistemas praticamente desconhecidos pelos profissionais da PRODAM aos equipamentos existentes na Companhia.

"Esse sistema era praticamente uma caixa preta. Tínhamos dificuldade de acesso às informações, dispostas de forma complexas", conta Luiz César. Ele ressalta que uma das metas de sua equipe será simplificar a interface dos aplicativos, para que se tenha uma estabilidade maior das soluções e o atendimento seja aperfeiçoado. "Faremos um ajuste constante de sistemas e processos para a evolução do serviço. Nosso objetivo é facilitar o máximo possível a vida do cidadão", informa o gerente.

Segundo ele, ainda serão necessários alguns ajustes de performance, que vão melhorar a qualidade do serviço. O Data Center da PRODAM possui equipamentos e servidores mais modernos do que os que estavam sendo utilizados pela antiga empresa responsável pelo serviço. O que deve diminuir o tempo de resposta das solicitações e aumentar o número de atendimentos.

A central de atendimento 156 é um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura de São Paulo e sua população. O serviço recebe cerca de 1,4 milhão ligações por mês. Por meio dele, o munícipe pode pedir trocas e reparos de lâmpadas apagadas nas vias públicas, reclamar sobre atrasos ou ausência da coleta domiciliar de lixo, solicitar informações sobre negociações e pagamento das dívidas ativas do IPTU, entre muitos outros serviços.