PRODAM na Feira de Direitos Humanos

 



Cerca de 400 pessoas passaram pela praça de acesso gratuito à internet montada pela PRODAM na Feira de Direitos Humanos realizada no dia 10 de dezembro, no SESC Interlagos. O evento contou com a presença do atual presidente da Comissão Municipal dos Direitos Humanos (CMDH), ex-ministro José Gregori, que falou sobre a importância da inclusão digital como garantia de igualdade entre os cidadãos.

A Companhia mobilizou profissionais para que a praça de acesso fosse instalada na quadra coberta do clube. Todo o aparato técnico foi montado em menos de uma semana.

Os visitantes puderam ampliar seu conhecimento navegando pela rede mundial por cerca de meia hora. Cinco técnicos da Companhia estiveram à disposição para orientar os internautas.

A dona-de-casa Luciana Mariano Gaspar foi uma das primeiras a utilizar o serviço disponibilizado pela PRODAM. Atualmente desempregada, ela diz que a internet, além de ampliar seu conhecimento, é o melhor canal para enviar currículo e descobrir novos cursos.

A vendedora Marta Lúcia de Luma Paiva, que ao lado do marido checava sua caixa de e-mail, concorda com José. “Hoje em dia internet é questão de interação com o mundo, de estar antenado com as novidades e de ampliar o conhecimento”.

Na opinião dela, todas as iniciativas tomadas no sentido de promover a inclusão digital devem ser aplaudidas. “Acho bastante interessante um núcleo como as Praças de Atendimento, por exemplo. Elas viabilizam o acesso à internet para as pessoas menos favorecidas”, analisa Marta.

O dia também foi repleto de atividades culturais. As cerca de 500 pessoas que compareceram ao evento assistiram a espetáculos de dança, teatro, show de rua e demonstrações dos cães adestrados da Guarda Civil Metropolitana.

Os visitantes também puderam cortar o cabelo gratuitamente e, entre outros serviços, retirar documentos na hora.

Presença ilustre

Por volta do meio-dia, o presidente da Comissão Municipal dos Direitos Humanos José Gregori chegou à Feira e circulou pelo local e conferiu de perto os serviços que estavam sendo oferecidos.

Ao visitar a praça de acesso à internet, o ministro falou dos novos projetos da Comissão, como um mapeamento da situação dos direitos humanos em todas as subprefeituras de São Paulo. “Esse levantamento é inédito e com ele poderemos checar até que ponto os cidadãos estão sendo respeitados em todos os níveis”.

Com relação à inclusão digital, Gregori analisou o conceito de analfabetismo para defender a democratização do acesso às novas tecnologias. “Há 40 anos, analfabeto era quem não sabia ler e escrever. Hoje, podemos dizer que o analfabetismo atinge, principalmente, aquelas pessoas que não têm acesso ao computador”.

Na opinião do presidente é por meio da tecnologia que as pessoas se interagem e se comunicam, por isso uma das frentes de batalha da Comissão também é a garantia de inclusão digital. “É dever dos Direitos Humanos dar as mesmas oportunidades para todas as pessoas”, finalizou o ministro, que disse estar satisfeito com o trabalho realizado nesse sentido na cidade de São Paulo.

Este ano a Feira beneficiou os moradores da região Sul de São Paulo. Nos próximos anos, o evento deve ser realizado em outras áreas da cidade.