Conversa virtual com o secretário


A PRODAM possibilitou a transmissão de palestra do Secretário Municipal de Educação José Aristodemo Pinotti para os educadores em escolas públicas da cidade de São Paulo. A difusão ao vivo aconteceu no dia 23 de janeiro e foi possível graças ao apoio tecnológico da empresa.

A palestra, que contou com 300 pessoas, aconteceu no CEU (Centro Educacional Unificado) Cidade Dutra e foi retransmitida via telão para outros 13 CEUs e para duas instituições educacionais particulares (Faculdades Integradas de Guarulhos e a UNIP - Campus Marquês de São Vicente), as quais disponibilizaram seus auditórios para que profissionais da Educação assistissem ao evento.

A evento foi transmitida via telão e streaming A fala do secretário também pôde ser conferida em todas as 480 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), via streaming, em um link disponibilizado pela empresa contratada pela PRODAM para fazer o serviço. O endereço foi divulgado pelo Portal da Educação.

Durante o acontecimento, havia uma sala de bate-papo com cerca de 13 participantes que puderam enviar perguntas ao secretário, por meio do Portal da Educação. A PRODAM também criou uma caixa de mensagens para receber questões de outras pessoas.

A geração de imagens e captação para a rede começou às 8 horas. O evento iniciou-se às 10 horas, terminando ao meio-dia. A imagem gerada pela Secretaria teve captura e sinais transmitidos pela PRODAM.

O pronunciamento do secretário e da secretária adjunta Iara Prado aconteceu das 10 às 11 horas, sem nenhum problema ou interrupção. As perguntas foram realizadas das 11 às 12 horas. O vídeo gerado para a Internet ficará disponível por 30 dias no endereço http://www.modulos.net/sme .

Profissionais de diversas áreas da empresa contribuíram para o sucesso da transmissão. Verificaram e testaram os equipamentos no auditório de todos os CEUs, instalaram e configuraram estação, impressora e e-mail no local da palestra. Além disso, fizeram contatos com a Secretaria de Educação, pesquisas, acionamentos, configurações de servidores e firewall, testes, reuniões, monitoramento, acompanhamento e apoio durante o evento.

Entre os assuntos discutidos, houve também um balanço geral sobre o que foi feito pela Secretaria no ano passado e os planos para 2006. Além do secretário Pinotti e Iara Prado, estiveram presentes a chefe de Gabinete Maria Lúcia Tojal, a coordenadora dos CEUs Anna Maria Quadros e o Coordenador de Educação da Capela do Socorro Jacomo Facio Nato. Segundo o gerente da PRODAM, responsável pela transmissão, Carlos Alexandre Frederico, a Secretaria Municipal ficou muito satisfeita com o trabalho realizado pela PRODAM e agradeceu o apoio da organização.