Novo prédio da PRODAM tem tecnologia Wi-Fi


A tecnologia Wireless, também conhecida como Wi-Fi, será utilizada em alguns andares do novo prédio da PRODAM. O sistema permite a conexão entre computadores e redes por meio da transmissão e recepção de sinais de rádio. Os cabos são dispensáveis.

A principal vantagem do wireless é com relação à mobilidade. Por esta razão, a tecnologia está sendo implantada nos andares 2, 16, 17, 18, onde as funções desempenhadas exigem facilidade de movimentação dos profissionais.

"Se você estiver com o notebook ligado e precisar ir para outra sala pode levar o aparelho e continuar plugado à rede sem interromper o que estava fazendo", explica o diretor Eduardo César Fonseca.

Além disso, quando um cliente, fornecedor ou mesmo um palestrante estiver na empresa, ele poderá conectar seu computador à internet de forma rápida e simples. Seja durante uma reunião, um pregão ou um evento no auditório. "Ele só vai precisar de nossa autorização", conta o diretor.

Além da mobilidade, também devem ser levadas em conta a questão da economia - uma vez que não há o custo de cabeamento - e a agilidade, pois é necessário apenas configurar a máquina para que ela seja conectada à rede.

O mecanismo é simples. Em pontos estratégicos de cada um dos quatro andares estão sendo instalados dois aparelhos de pouco mais 22 cm de comprimento por 16 cm de largura com duas antenas. Uma tomada e uma ligação com a internet são suficientes. Cada um desses equipamentos tem capacidade para conectar 256 microcomputadores simultâneos e alcance de até 300 metros.

"Estamos falando apenas de uma antena que ‘conversa’ com a placa dentro do computador. Não há meio físico neste ambiente", explica o gerente Maurício Hanashiro.

Tendência com segurança

A tecnologia sem fio é uma tendência cada vez mais adotada pelas grandes corporações e está evoluindo de forma gradativa. "Mas ainda existem algumas vulnerabilidades que não permitem que você a utilize para tudo", explica o diretor Eduardo.

Por isso, os especialistas da empresa já estão adotando algumas medidas de segurança. O acesso à rede será permitido por meio do número da placa das máquinas dos funcionários.

No caso dos visitantes, por exemplo, haverá uma autorização temporária. Estuda-se a hipótese de criar uma "porta" para a internet, sem utilizar a rede da Companhia.

Nos demais andares, onde haverá grande tráfego de dados, está sendo instalada uma rede tradicional de cabeamento. Esse sistema é mais estável e tem uma velocidade maior para processar o volume de informações com o qual a PRODAM trabalha.