A PRODAM saiu do Ibirapuera


A saída da PRODAM (Companhia de Processamento de Dados do Município de São Paulo) do Parque do Ibirapuera tornou-se realidade. A empresa, que ocupava o Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, desde 1973, foi para o bairro Água Branca, zona Oeste de São Paulo.

O Pavilhão, ocupado antes pela PRODAM, vai receber os acervos do MAM e do MAC, conforme intenção da Prefeitura.

O projeto arquitetônico do Parque do Ibirapuera, realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na década de 50, foi pensado como complexo ambiental e de lazer. O prédio antes ocupado pela Organização nunca foi o mais adequado para abrigar uma companhia de Tecnologia da Informação.

Para que essa mudança ocorresse sem gerar gastos à Prefeitura, foi planejado durante o ano de 2005 diversas alterações estruturais e conjunturais, que entre outros aspectos positivos, resultaram na economia, que viabilizou este processo.

A empresa passou por uma reformulação de modelo de gestão, compreendendo diversas ações, reorganização das áreas, capacitação dos profissionais, implementação sistemática de gerenciamento de custos e adoção de métodos e metodologia que otimizaram os núcleos de desenvolvimento e produção, o que permitiu a redução de pessoal.

Aliado a essas medidas foi implementado novo modelo de relacionamento com a Prefeitura e o Mercado de TI, incluindo a terceirização de "commodities", como suporte à microinformática, proporcionando o fim da bitributação.

O novo modelo de gestão contribuiu para a modernização dos processos, como parte do planejamento para uma mudança ordenada. O ano de 2005 foi de preparação. Houve o descarte de cerca de 36 toneladas de lixo seco e racionalização de espaço. O DataCenter, por exemplo, foi totalmente reestruturado sem nenhum custo. Apenas, obedecendo a uma nova lógica na organização de dados, equipamentos, cabeamento e dispensa de materiais não necessários para a área.

A mudança também soluciona problemas históricos da empresa, por exemplo: a criação de contingência de dados e sistemas da Prefeitura.

Com essa iniciativa, cumpre-se o compromisso assumido em janeiro de 2005 de devolver à sociedade paulistana um espaço para lazer e cultura dentro do Parque do Ibirapuera.