São Paulo Digital


Dia 28 de março, durante evento sobre mobilidade no hotel Grand Hyatt, a PRODAM e a Intel do Brasil apresentaram os primeiros locais do projeto piloto WiMax, batizado de "São Paulo Digital". Assinado em outubro do ano passado, o acordo visa o desenvolvimento de uma prova de conceito de utilização da tecnologia WiMax.

A primeira antena está localizada na zona norte da cidade e tem a subprefeitura do Tucuruvi como referência. O ponto interliga a subprefeitura à Unidade Básica de Saúde (UBS) Izolina Mazzei, à UBS Vila Maria e à Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves.

A interligação é realizada por meio da tecnologia WiMax, que no futuro poderá substituir a infra-estrutura de comunicação com base nos cabos tradicionais. Nessas quatro unidades, também está sendo utilizada a tecnologia WiFi, que possibilita a conexão de dispositivos sem fio dentro desses espaços e não somente entre eles.

O segundo ponto, no centro da cidade, liga o gabinete do prefeito à Secretaria Municipal de Gestão utilizando a tecnologia WiMax. Haverá também a aplicação de Voz sobre IP (VoIP) e instalação de câmeras de segurança.

Na palestra de abertura, o CEO da Intel Corporation Paul Otellini falou sobre a importância do projeto para garantir um futuro melhor com base no aumento dos benefícios da inclusão digital e social dos cidadãos. Segundo ele, São Paulo foi a cidade escolhida para comprovar a eficiência e praticidade da nova tecnologia por estar imprimindo um ritmo acelerado na expansão da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Um vídeo sobre o projeto piloto "São Paulo Digital" foi exibido pela primeira vez. Nele, o diretor-presidente da PRODAM Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior aponta algumas vantagens do projeto. "Esta tecnologia está permitindo um custo muito menor com velocidade muito maior", avalia.

Participaram do encontro os diretores da PRODAM Elisbeth Freire Galvão e Eduardo Cesar Fonseca, na companhia do gerente Maurício Hanashiro. Para Elisbeth, a importância da parceria está em proporcionar a chegada da tecnologia WiMax à periferia de São Paulo. "Hoje temos muitas dificuldades para implantar projetos com rapidez nesses locais. Esse trabalho vai propiciar essa mobilidade".

O projeto poderá incluir ainda outras subprefeituras, unidades de saúde, escolas e demais órgãos municipais, localizados em setores extremos da cidade, onde existe carência de uma infra-estrutura de telecomunicação.