PRODAM no Centro da Cidadania


A PRODAM esteve presente na inauguração do Centro de Cidadania da Juventude, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. A criação do espaço, destinado ao incentivo e à produção cultural entre jovens, foi uma iniciativa da Secretaria de Participação e Parcerias e da Coordenadoria da Juventude.

Numa área de 8 mil metros quadrados, o Centro conta com teatro de arena, cinema, biblioteca, salas de multimídia e de divulgação de projetos. A infra-estrutura do local, assim como o ambiente de rede e o portal na web foram desenvolvidos pela PRODAM. "Usamos o que havia de melhor em tecnologia", afirma o gerente da empresa Maurício Hanashiro, que prestigiou o evento com as equipes de sistema e infra-estrutura.

Os computadores Pentium IV de tela plana, webcams, Macintoshes e a tecnologia Wi-Fi, instalada temporariamente na biblioteca, deram ao Centro um ar de modernidade.

A vantagem dessa tecnologia está na versatilidade, que proporciona ao layout do ambiente, e no baixo custo em comparação ao sistema de cabeamento convencional, usado nas demais instalações do prédio.

O site desenvolvido por profissionais da PRODAM traz notícias do novo espaço, agenda cultural e recursos de álbum de fotos para incentivar publicações dos próprios jovens participantes. É um portal voltado totalmente para a comunidade.

A sala de computadores foi uma das mais freqüentadas pelos jovens da comunidade durante a inauguração.

"Quando eu vi os equipamentos que foram instalados à disposição deles para a produção de conteúdo editorial fiquei impressionada", diz Soninha Francine, vereadora e integrante da Comissão de Juventude na Câmara. "Quem me mostrou tudo foram os meninos do bairro. Eles diziam: olha essa estação! Sabe quanto custa um computador desse?".

Durante as pesquisas que auxiliaram na idealização do projeto, a comunidade foi freqüentemente consultada. "Fizemos vários encontros com a população do bairro para melhor atender às demandas da região. O resultado foi um espaço criativo, que viabiliza a construção de projetos e a disseminação de idéias entre os jovens", conta a coordenadora da Juventude, Luciana Guimarães.

O Centro de Cidadania da Juventude funcionará de terça a domingo, das 10 às 22 horas. Nos primeiros 15 dias, contudo, ficará aberto das 13 às 18 horas. Localizado na avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641, qualquer morador da cidade poderá freqüentar o local. Para saber mais sobre a programação, acesse o site http://centrodajuventude.prefeitura.sp.gov.br.