Paralela com apoio PRODAM


No dia 6 de outubro aconteceu a abertura para convidados da 3ª edição da Mostra //Paralela de Artes. O palco do evento foi a antiga sede da PRODAM, no Parque do Ibirapuera. O acontecimento tão comentado pela mídia nos últimos três meses foi gratificante, de acordo com a chefe de Gabinete da empresa Elisabete Barone, que esteve presente no coquetel de abertura.

Para que abrigasse com eficiência e conforto as obras de arte, a PRODAM atuou durante toda a reforma do local, juntamente com a Base 7 Projetos Culturais - empresa responsável pela realização da exposição -, no levantamento de detalhes do pavilhão. O apoio envolveu as áreas de manutenção, segurança e vistorias do corpo de bombeiros e do Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis).

Conforme esclarece Bete Barone, profissionais das Gerências de Patrimônio e Logística e de Telecomunicações e Rede orientaram a equipe envolvida com a montagem da //Paralela. "Opinamos quanto à instalação de link, linhas telefônicas, assim como informações técnicas e operacionais que dessem subsídios na preparação da infra-estrutura da Mostra".

Na opinião do diretor Administrativo Financeiro Ary Pissinatto, também presente no evento, a transferência da ex-unidade da PRODAM foi bastante harmônica. "Essa transição foi feita de uma forma tranqüila entre a corporação e a Secretaria Municipal de Cultura”.

Entusiasmados com a infra-estrutura do espaço e com o sucesso do primeiro dia, o secretário de Cultura Carlos Augusto Calil, o seu secretário-adjunto José Roberto Sadec e o chefe de Gabinete Paulo Rodrigues passearam pelo local ao lado de Bete Barone e a curadora da exposição Vitória Daniela Bousso, que também elogiou o lugar.

Agora de fato o espaço está incorporando a sua finalidade original: ser destinado à cultura e lazer dos moradores e visitantes da cidade de São Paulo. A exposição tem como objetivo oferecer um espaço para que o grande público conheça um pouco mais do que é produzido no Brasil.

Segundo os organizadores, desde a última Bienal Nacional, há cerca de 30 anos, não era realizada um evento com representatividade tão expressiva da produção contemporânea brasileira.

Os 11 mil metros quadrados dos dois pisos são responsáveis pelo esse crescimento do número de trabalhos expostos. Na última edição, o evento ocupou apenas quatro mil m².

Diversidade da produção brasileira

A exposição conta com a participação de 145 artistas de todo o país, que representam o que há de melhor na arte contemporânea, segundo seus organizadores. Nesta 3ª edição são esperados mais de 150 mil visitantes.

A Mostra acontece concomitantemente à 27ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo e soma grande parte de obras inéditas de importantes artistas brasileiros.

Os artistas envolvidos são representados por importantes galerias como Luisa Strina, Fortes Vilaça, Nara Roesler, Millan Antonio, Casa Triângulo, Brito Cimino, Marília Razuk, Raquel Arnaud, Baró Cruz, Valu Oria, Vermelho e Leme. Furnas, Bovespa e Teto são os patrocinadores do evento.

A //Paralela é gratuita e está aberta para visitação de terça a domingo até o dia 19 de novembro, das 10h às 21h.