Rede Blindada


A implantação da nova Rede Executiva da Prefeitura de São Paulo está em fase final. O projeto, que vem sendo implementado desde o ano passado por especialistas da PRODAM, e deve ser concluído em 30 de novembro, trará ainda mais segurança às informações utilizadas pelo alto escalão da PMSP formado pelo prefeito, secretários, chefes de gabinetes e subsecretários.

O trabalho faz parte das ações firmadas, entre a organização e a Secretaria Municipal de Gestão no Acordo de Resultados, assinado em 23 de junho deste ano, durante a comemoração do aniversário de 35 anos da empresa.

Composto por quatro pilares: infra-estrutura de rede, Sigob, reunião virtual e workflow, o projeto Rede Executiva é um ambiente totalmente blindado para comunicação de dados via rede. A solução disponibilizada pela corporação oferece os mais modernos recursos aos usuários.

O pacote

Com o objetivo de proporcionar maior controle do tráfego de dados, a infra-estrutura do serviço inclui a utilização da certificação digital e criptografia das informações, garantindo assim o sigilo e autenticação de e-mails, além de proporcionar maior confidencialidade na comunicação.

O certificado digital é um arquivo que contém dados sobre o usuário que o utiliza. Com essa funcionalidade, certificada pela Imprensa Oficial (Imesp), autoridade do Estado de São Paulo para este fim, é possível identificar o usuário a partir de dados utilizados para comprovação mútua de autenticidade. Alguns aplicativos de software utilizam essas informações para comprovar a identidade de pessoa ou microcomputador.

Muito mais: Anti-spam, token, workflow, Sigob e VPN

O controle anti-spam é outro recurso oferecido pelo pacote. Ele previne ataques externos ao bloquear o recebimento de e-mails contendo propaganda, vírus, pornografia etc.

Para aumentar ainda mais o nível de segurança, cada usuário da Rede Executiva também receberá um token (dispositivo eletrônico de identificação digital), o qual armazena senhas e certificados, capaz de bloquear o disco rígido de um computador. Esse aparelho, que é encaixado no computador, guarda informações sobre o usuário, liberadas apenas a partir da inserção de uma senha. Com o token será possível criptografar, e assim proteger, parte do HD com arquivos importantes e sigilosos.

Além de contar com novos servidores, a rede inclui recursos como o workflow, aplicativo de controle de processos e fluxo de trabalho. Com essa ferramenta, é possível realizar o mapeamento de cada participante de uma ação pré-definida.

Contratado pela SMG, o serviço traz ainda o Sigob (Soluções Integradas para Administração de Estados e Municípios), outra solução presente no serviço disponibilizado pela PRODAM.

Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o sistema de governança fornece aos secretários a programação do prefeito para que possam organizar atividades e, assim, otimizar o tempo disponível. O pacote vai incluir também o serviço de VPN (Virtual Private Network), um software para comunicação virtual que permite a realização de reuniões à distância.