Tráfego de Voz, Vídeo e Internet


Tecnologia de ponta, com mais autonomia e por um custo menor. Estes são os benefícios que podem ser proporcionados pela rede IP multisserviços (MPLS - Multiprotocol Label Switching), presente na Ata de Registro de Preços nº 11/2006, disponibilizada pela PRODAM. Os recursos que integram o pacote podem substituir os atuais frame-relay e ADSL. São cinco serviços oferecidos: transmissões de voz e vídeo, acesso à Internet, gerenciamento de dados prioritários e não prioritários.

A ARP prevê um serviço que atenda até 4.486 unidades funcionais do município distribuído da seguinte forma: acessos sem redundância, acessos com redundância crítica e acessos sem redundância crítica. Os acessos são divididos em velocidades que variam de 64 Kbps a 622 Mbps.

A utilização da MPLS - Multiprotocol Label Switching - oferece mais autonomia aos usuários já que eles podem "montar" o pacote de recursos que melhor atenda às suas necessidades. Atualmente, a utilização da estrutura frame-relay faz com que todos os formatos de dados (vídeo, voz ou Internet) disputem espaço ao trafegarem por um mesmo caminho.

Já esse novo serviço permite que o usuário parta de uma configuração padrão de envio e recebimento de dados e sem redundância para um pacote com voz, vídeo e redundância crítica, com mais níveis de segurança. Se por ventura ocorrer um ataque que congestione um servidor, um sistema bloqueia o computador responsável pela invasão.

Cerca de 19% dos gastos da prefeitura estão relacionados à conectividade. A nova rede gera uma redução de custo de até 40%.

Desburocratização

Utilização de pregões para aquisição de bens ou serviços. Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (ARP). Capacitação de profissionais para um atendimento com eficiência. Estas são algumas iniciativas que a PRODAM tem utilizado para alcançar eficiência junto aos órgãos da administração municipal.

Por meio dos mecanismos da ARP, a prefeitura contrata terceiros diretamente e a PRODAM gerencia esses contratos. “Assim, apenas com a eliminação da bitributação é possível economizar mais ou menos R$ 7 milhões por ano. Fora os ganhos em preços que conseguimos com nossas cotações”, afirma o diretor-presidente da empresa Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior.

Esta opção faz parte das atribuições da empresa. O Decreto 45.992/05 define a PRODAM como órgão gestor das ARPs. Ela é responsável por administrar processos de Atas relacionadas à aquisição de bens e serviços envolvendo Tecnologia da Informação e Comunicação para os órgãos da administração pública municipal direta e indireta.

É uma das ações que coloca a organização em um alto nível de modernidade já que melhora - em relação a custos e prazos - a forma de contratação e compra de diversos tipos de serviços ligados à TIC.

A gestão da empresa também visa desburocratização menores prazos, qualidade, agilidade e menores custos. Para isso, tem utilizado, por exemplo, padrões de racionalização na aquisição de tecnologia e otimização dos recursos existentes.

Com essa modalidade de licitação, as fornecedoras participam com uma estimativa de venda. Porém, não existe um compromisso de que a compra seja realizada. As empresas começam a faturar apenas a partir do momento em que são contratadas. "O ganho de agilidade para a prefeitura é uma coisa fenomenal", explica o diretor-presidente.