NF-e em Manaus


A PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo -, ligada à Secretaria Municipal de Gestão, irá contratar uma equipe exclusiva para atender à Prefeitura da cidade de Manaus.
 
A organização assinou em fevereiro deste ano um contrato para a implantação do sistema de Nota Fiscal Eletrônica naquele município.
 
A proposta comercial junto à Prefeitura Municipal de Manaus foi apresentada e discutida em um processo que incluiu a realização de encontros entre os profissionais da PRODAM e as equipes da capital manauara.
 
O acordo comercial pode ser entendido como a primeira aposta de um parceiro localizado fora da capital paulista na expertise e qualidade dos serviços e produtos comercializados pela empresa de TIC do município de São Paulo.
 
"Foi uma vitória que veio da transformação da PRODAM. Pela primeira vez, atenderemos um cliente fora da Prefeitura de São Paulo. Isso significa que temos algo a mostrar e comercializar", comemora o diretor-presidente da organização Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior. Ele ainda ressalta que todos os recursos obtidos com o acordo, inédito na história da PRODAM, serão investidos na modernização da própria empresa.
 
Com duração de dois anos, o contrato inclui customização, implantação, manutenção, treinamento e na arquitetura do sistema, assim como a operação do sistema, que será customizado para o município que conta com cerca de 45 mil contribuintes.
 
"Esperamos com isso reduzir ao máximo a burocracia que existe na emissão de documentos fiscais sem abrir mão da segurança. Além disso, acreditamos que haverá aumento na arrecadação de cerca de 10% a partir de 2008, quando o sistema estará completamente implantado", analisa Edson Fernandes Jr., assessor técnico e gestor do projeto de NF-e em Manaus.
 
Com a emissão de cerca de 1,3 milhão de notas anualmente, a cidade deve usar critérios semelhantes àqueles utilizados no Município de São Paulo como descontos no IPTU para pessoas físicas e jurídicas.
 
As primeiras emissões de notas fiscais eletrônicas na capital amazonense devem acontecer em julho de 2007. A Câmara Municipal daquela região já aprovou a lei que institui a NF-e, parte fundamental do processo.