Processo concluído


O prazo para que os servidores municipais atualizassem seus dados cadastrais terminou no dia 28 de fevereiro. Este ano o sistema de recadastramento, desenvolvido pelos técnicos da PRODAM, contou com algumas novidades.

Ao novo formulário de cadastro, disponibilizado aos servidores desde novembro de 2006, foram acrescentadas informações como o ano do primeiro emprego, a data de expedição do RG e os números dos documentos militar (para dos homens), PIS/ PASEP e do registro de CNH, entre outros.

A Secretaria Municipal de Gestão de São Paulo julgou necessário o acréscimo desses dados, uma vez que as informações cadastradas serão transferidas para o novo Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (SIGPEC). Esse projeto está sendo customizado pela PRODAM.

Nova solução em Recursos Humanos para a Prefeitura, o SIGPEC faz parte dos grandes projetos municipais e, por isso mesmo, seu escopo é muito amplo. O recadastramento vai fornecer informações atualizadas de um universo de mais de 180 mil servidores para essa nova ferramenta.

O incremento promovido no sistema, que integra aplicações de alta e baixa plataformas, pode parecer simples à primeira vista, mas não é.

Entre o levantamento de dados junto à Secretaria de Gestão, definições de estrutura para o recadastramento, desenvolvimento de protótipos e a construção de infra-estrutura de TIC para suportar o processamento dos dados foi necessário cerca de um mês para concluir o trabalho.

Arma contra irregularidades

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o recadastramento municipal atende basicamente a dois propósitos: oferecer a Prefeitura de São Paulo uma base de dados atualizada de seu contingente e identificar possíveis irregularidades nos cadastros e pagamentos dos servidores.

Os servidores ativos efetuaram o recadastramento nas próprias repartições municipais onde trabalham, por meio do preenchimento, via web, da documentação solicitada. Já os inativos e pensionistas receberam os formulários em casa pelo serviço postal.

O sucesso do processo de recadastramento 2006/ 2007 beneficiou-se do know-how adquirido um ano antes, quando o sistema foi desenvolvido.