PRODAM inicia concurso público


As inscrições para o novo processo de seleção pública da PRODAM, que começaram no dia 6 de agosto, terminaram na quinta-feira, dia 6 de setembro. O concurso, em nível nacional, vai aprovar 125 pessoas para repor o quadro de colaboradores de setores da empresa. Mais 652 candidatos ficarão no cadastro de reserva.

As funções oferecidas, em sua grande maioria, estão focadas em áreas técnicas da organização. Há oportunidades para analistas de geoprocessamento, analistas de sistemas, programadores, analistas de negócios e outros. Ao todo são 51 cargos e a quantidade de vagas varia dependendo da necessidade de cada setor. 

Para analista de TIC III (suporte baixa plataforma), por exemplo, estão disponíveis cinco vagas. Quem possui o perfil de analista de TIC III (sistemas .Net) conta com dez. Para todos os cargos é necessário um tempo de experiência que varia entre um e cinco anos. 

Essa seleção pública vem sendo preparada desde 2006 por profissionais da  PRODAM em conjunto com o Instituto Municipal de Ensino de São Caetano do Sul (IMES). O grupo de trabalho é responsável por estudar e definir as competências imprescindíveis para que as demandas sejam atendidas satisfatoriamente.

Serão duas fases. Na primeira, marcada para o dia 7 de outubro, haverá uma prova objetiva de múltipla escolha. São perguntas para avaliar os conhecimentos específicos de cada candidato, incluindo os de Língua Portuguesa, além de questões de lógica para alguns cargos, conforme publicado nas Normas Específicas. 

No caso dos técnicos de segurança (a ser contratados dois) haverá também uma prova de Matemática. Esses candidatos participarão somente de uma etapa do processo seletivo. A classificação será divulgada em 19 de outubro.

Já na segunda fase, marcada para 28 de outubro, serão realizados os testes de conhecimentos específicos II (dissertação), redação e avaliação de potencialidade para alguns cargos. O resultado final sairá em 1º de novembro.

Como determinado por lei, 5% de todas as vagas oferecidas são destinadas a pessoas com deficiência. Na ficha de inscrição, o candidato precisa especificar qual é a deficiência e que tipo de estrutura ele necessita para fazer a prova. A infra-estrutura para que o concurso possa ser prestado por todos é de responsabilidade do IMES. 

As inscrições podem ser efetuadas pela Internet, no site www.caipimes.com.br, e de segunda à sexta, das 9 às 15 horas, no posto de atendimento instalado na sede da empresa, na Água Branca, primeiro andar.  Para acessar o edital clique aqui. Os locais das provas vão ser definidos em breve.

Este ano, a organização realizou dois processos seletivos por prazo determinado contratando 15 analistas. Eles reforçam a equipe da Gerência de Nota Fiscal Eletrônica desde o primeiro semestre deste ano. 

Segundo o professor Gilberto da Silva Alves, do IMES, as provas serão elaboradas de acordo com o perfil solicitado. "Fazemos isso para que os testes sejam condizentes com as necessidades da empresa e das equipes que precisam desses novos funcionários. As questões serão elaboradas com base nessas análises", afirma Gilberto.

Na opinião da gerente de Desenvolvimento Institucional e de Pessoas Carmem Beloque, o concurso irá colaborar muito para a otimização das atividades em desenvolvimento, considerando o volume de trabalho existente e a preocupação com a constante melhoria no atendimento à Prefeitura. "Acredito que iremos complementar o quadro funcional com a mesma qualidade e vigor daqueles que já se encontram na corporação", afirma ela.

É importante ressaltar que as pessoas interessadas em prestar o concurso leiam atentamente o edital antes de fazer a inscrição. "Elas devem ter certeza de que as atribuições requeridas sejam compatíveis com suas experiências e expectativas. Precisam saber se estão de fato dentro do perfil e se reúnem as competências descritas", aconselha o professor do IMES. 

Cronograma 

Inscrições - de 06 de agosto a 06 de setembro
Prova objetiva - 07 de outubro
Resultado da prova objetiva - 19 de outubro
Prova dissertativa e redação - 28 de outubro
Publicação do resultado final preliminar - 10 de novembro
Publicação da classificação definitiva e homologação - 20 de novembro