Chegou o novo cartão SUS


O Cartão SUS foi lançado no final de agosto no Ambulatório de Especialidades Flávio Gianotti, no bairro do Ipiranga, pela Prefeitura. Fácil de manusear, o modelo substitui o papel pelo plástico, um material mais resistente e, por isso, com mais vida útil. Ele é gerado e impresso pelo SIGA Saúde, sistema administrado pela PRODAM, o qual começou a ser implantado na rede municipal no primeiro semestre de 2005.

O SIGA faz o gerenciamento de cerca de 59 mil agendamentos de consultas diárias e realiza o registro dos atendimentos ambulatoriais.

Hospedado no Data Center da PRODAM, onde uma equipe da empresa é responsável por sua gestão e suporte, ele cobre 389 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), atualmente.
 
A versão "2.1a" do sistema entrou no ar em agosto. Com menos telas, o atendente pode fazer a marcação do atendimento de forma mais rápida e de fácil navegação.

O Cartão também vai facilitar a reunião de todas as informações. São mais de 600 unidades de saúde, mais de 50 mil profissionais em uma cidade com cerca de 11 milhões de cidadãos.
 
O fácil acesso a esses dados vai otimizar o processo de distribuição de medicamentos pelo Programa Remédio em Casa e também será fonte para o planejamento da gestão municipal.
 
A iniciativa é vista como um recurso de inclusão e cidadania.  O número de usuários hoje gira em torno de 13 milhões de pessoas, pois inclui cidadãos de outros municípios. 

O passo seguinte do processo de informatização das unidades de saúde é a criação do prontuário eletrônico. Assim, o médico terá acesso a todas as informações sobre o paciente.

Os próprios médicos poderão incluir seus registros, além dos demais profissionais das unidades.
 
A população
 
Estima-se ser distribuído um milhão de Cartões por mês.  Mais de 10 milhões serão substituídos.
 
Com 52 anos, Aurelina Pereira da Silva foi uma das primeiras a substituir o seu, que datava de 2005. "Achei maravilhoso, porque é mais fácil de carregar na carteira".
 
Maria Luiza do Nascimento Soares também fez a substituição. Porém, para o seu marido Ademar Campos Soares. "Espero que este cartão facilite a vida da gente", comentou a sexagenária.