Saúde 100% informatizada

 
A informatização das mais de 600 unidades da rede de atendimento  da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai trazer melhorias significativas para ao cidadão. Entre elas estão um maior controle na marcação de consultas, das agendas de especialidades integradas e uma distribuição de medicamentos com mais eficiência.
 
O anúncio foi feito pelo prefeito em uma solenidade realizada na UBS Hermenegildo Morbin Júnior, localizada no bairro de Cidade Patriarca, zona Leste da Cidade.
 
O sistema atinge 407 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 52 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e 22 Ambulatórios de Especialidades (AEs). Juntas, elas representam a área de Atenção Básica.
 
A PRODAM teve um papel fundamental neste feito. Além de ser responsável pelo projeto da rede e suas especificações, a empresa deu suporte ao sistema, o qual permite que a SMS “enxergue” a infra-estrutura da Saúde de forma completa.
 
A informatização permite, por exemplo, racionalizar a distribuição dos medicamentos, diminuindo assim as filas das farmácias nas unidades de saúde. Outro fator relevante é que os sistemas da PRODAM atendem de forma adequada a programas como o Remédio em Casa, que atinge grande parte da população com diabetes e hipertensão.
 
Durante o evento, uma rápida apresentação de slides exibiu as alterações pelas quais o setor passou desde 2005, culminando na informatização da saúde de uma cidade com cerca de 11 milhões de habitantes.
 
A iniciativa tem caráter estratégico porque ajuda a secretaria a mapear, de forma mais detalhada, os problemas e as demandas em todas as regiões, melhorando o atendimento aos munícipes.
 
O uso da TI para integrar o setor de Atenção Básica proporciona a diminuição de filas e facilita o atendimento, tornando-o mais rápido. Tudo porque, a partir de agora, os funcionários terão condições de pesquisar, em toda a rede, qual unidade poderá atender um paciente em menos tempo.
 
Fato marcante
 
Os trabalhos começaram no início de 2005, quando somente oito unidades estavam informatizadas. Em menos de um ano, o número havia saltado para 400. Estes estabelecimentos passaram, então, a contar com links de rede, cabeamento e equipamentos como thin clients, switches, impressoras e leitores de códigos de barras.
 
Essa estrutura disponibiliza aos funcionários da saúde recursos como os sistemas SIGA Saúde (marcação de consultas e exames) e GSS (responsável pelo controle de estoque e dispensação de remédios, além do Programa Remédio em Casa).
 
Saiba mais
 
Em 2006 aconteceu o processo de informatização de outras unidades da SMS como os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas/ CAPSad, Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO), Centro de Referência em Saúde e os serviços municipais de DST/ Aids.
 
Paralelamente, houve a substituição dos links frame-relay pela rede MPLS. Com a finalização do processo, em outubro deste ano, a rede formada pelas unidades de Atenção Básica ficou totalmente informatizada, facilitando o acesso do cidadão aos recursos disponibilizados pela Prefeitura.
 
Outro aspecto interessante é o verdadeiro processo de inclusão digital pelo qual os funcionários da saúde têm passado em função desse trabalho. Mais de oito mil profissionais são treinados constantemente na PRODAM, para aprenderem a substituir os formulários e prontuários de papel pelas telas dos softwares que a SMS utiliza.