A inauguração de um novo modelo tecnológico – Rede Municipal de Informática (1992-2004)

Neste ano, a PRODAM deixa pronta a estrutura da Rede Municipal de Informática (RMI), tornando-se a pioneira na utilização de sistema aberto de comunicação de dados no Brasil. A RMI inaugurou um novo modelo tecnológico para a informatização da cidade de São Paulo, que tem como principal característica o processamento e a comunicação de dados distribuídos, em substituição ao modelo centralizado incompatível com a complexidade e necessidades da cidade. Em dezembro, quatro Administrações Regionais (Santana, Campo Limpo, Lapa e Penha) já estavam conectadas à RMI.

Em outubro, a Secretaria de Abastecimento - Semab recebeu o Sistema de Informatização dos Programas de Alimentação da Prefeitura, que permite que a Secretaria controle seus estoques, racionalize todo o processo de planejamento, desde a aquisição, estocagem, distribuição dos alimentos e montagem de cardápios, além de otimizar recursos para o melhor aproveitamento das cargas e roteiros de remessas de alimentos.

Em novembro, a PRODAM assina convênio com a Universidade de São Paulo, por meio da Escola Politécnica, para cooperação técnica-científica. O convênio prevê aplicação de recursos tecnológicos voltados ao desenvolvimento e modernização da administração pública.

A PRODAM volta a ser contratada pelo comitê interpartidário para apuração paralela dos votos no primeiro turno da eleição para a Prefeitura de São Paulo.

Durante o ano, foram comprados 151 novos microcomputadores, 311 impressoras, 178 terminais, 67 teleimpressoras e 46 terminais de supermicro. Foram implantados 29 novos sistemas e 5.850 novos programas para várias secretarias e autarquias do município. 68% dos funcionários estão trabalhando no desenvolvimento de novos sistemas.

Em dezembro, é publicado relatório contento as atividades praticadas pela direção, durante o governo democrático e popular (1989/1992), nele é feita pela primeira vez a descrição do parque de equipamentos da companhia, que no total conta com 1.963 microcomputadores; 1.213 impressoras; 1.363 terminais; 627 teleimpressoras; 72 terminais de supermicro; 1 mainframe IBM 9021/500 (46 MIPS/128 MB); 35 IBM 3380 para unidade de disco; 2 IBM 1403, 2 IBM 3211 e 2 XEROX 9790 para unidade de impressão.

De 1993 à 1997 os projetos mais representativos desenvolvidos pela PRODAM foram os Projetos de Políticas e Diretrizes; Projetos de Reestruturação Organizacional; Projetos de Racionalização Administrativa; Desenvolvimento Organizacional; Layout; Reformulação de Formulários.

Em 1998 a empresa começa a operar o Sistema EOL – Escola On line, um sistema de gestão escolar que informatiza diversos processos da SME, como atribuição de aulas e matrículas de estudantes, entre outros.

Com a criação do Banco de Dados do Cidadão – BDC – em 2001, passa a cuidar do suporte técnico de três programas sociais para atender famílias de baixa renda: O Renda Mínima, o Bolsa Trabalho e o Começar de Novo.

Até o ano de 2004 a PRODAM, em conjunto com a administração municipal, modernizou os sistemas corporativos da Prefeitura de São Paulo; implantou a rede de comunicação municipal; consolidou os sistemas de atendimento ao público; focou nos sistemas sociais e proveu soluções de gestão de empresas municipais.