Perguntas Frequentes - TELECENTRO

Quarta-feira, 21 de junho de 2023.

TELECENTRO

01 - O que é o Telecentro?


O Telecentro é um programa desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, no Brasil, com o objetivo de promover a inclusão digital e social na cidade. O programa consiste na instalação de espaços comunitários equipados com computadores, acesso à internet e serviços de capacitação digital.

Os Telecentros são espaços públicos localizados em diferentes regiões da cidade, principalmente em áreas de baixa renda e em comunidades carentes. Eles oferecem acesso gratuito à internet para a população, permitindo que as pessoas utilizem computadores, naveguem na web, realizem pesquisas, acessem serviços online e se comuniquem.

Além do acesso à internet, os Telecentros oferecem programas de capacitação digital, como cursos básicos de informática, treinamentos em softwares, cursos de programação, aulas de inclusão digital para crianças, jovens e adultos, entre outros. Essas atividades visam desenvolver habilidades digitais, promover a inclusão social, aumentar as oportunidades de emprego e educação para os participantes.

Os Telecentros desempenham um papel importante no combate à exclusão digital, ajudando a reduzir a desigualdade de acesso à tecnologia e à informação na cidade. Eles proporcionam um ambiente propício para o aprendizado, à troca de conhecimentos e o fortalecimento das comunidades locais por meio do uso das tecnologias digitais.

02 - Quais cursos são oferecidos nos Telecentros?


Os cursos oferecidos nos Telecentros podem variar de acordo com cada localidade e período. No entanto, geralmente são oferecidos cursos básicos de informática e capacitação digital. Alguns exemplos comuns de cursos encontrados nos Telecentros são:


1. Informática Básica: Introdução aos conceitos fundamentais de informática, como uso do sistema operacional, navegação na web, criação de documentos de texto, planilhas e apresentações;


2. Internet e Redes Sociais: Exploração dos recursos da internet como uso de e-mail, pesquisa online, segurança na web e utilização de redes sociais populares;


3. Pacote Office: Treinamento no uso de programas do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, para criação e edição de documentos, planilhas e apresentações;


4. Programação Básica: Introdução à lógica de programação e noções básicas de linguagens de programação, como Python ou Scratch;


5. Design Gráfico: Introdução ao design gráfico, aprendendo a utilizar ferramentas de edição de imagens, como Photoshop ou GIMP;


6. Empreendedorismo Digital: Orientações sobre como iniciar um negócio online, estratégias de marketing digital, criação de lojas virtuais, entre outros tópicos relacionados ao empreendedorismo digital.


Esses são apenas exemplos comuns de cursos encontrados nos Telecentros, mas a oferta de cursos pode variar de acordo com a demanda local e a disponibilidade de instrutores.

03 - Onde encontro um Telecentro?


Em São Paulo, existem vários Telecentros espalhados pela cidade. Para encontrar um Telecentro específico em São Paulo, você pode seguir algumas opções:


1. Site oficial da Prefeitura de São Paulo: Acesse o site oficial da Prefeitura de São Paulo e no da Secretaria de Inovação e Tecnologia.


2. Subprefeituras: Entre em contato com a Subprefeitura da sua região em São Paulo. Eles podem fornecer informações sobre os Telecentros disponíveis na área e indicar o endereço e horário de funcionamento mais próximo;


3. Bibliotecas: Alguns Telecentros estão localizados dentro de bibliotecas municipais de São Paulo. Verifique a lista de bibliotecas municipais no site da Secretaria Municipal de Cultura e entre em contato com elas para saber se possuem Telecentros e obter mais informações sobre sua localização.

04 - Como faço o cadastro para utilizar o Telecentro?


Não há necessidade de cadastro para utilizar as Unidades dos Telecentros, apenas para os cursos que são oferecidos a cada mês, no qual está disponível no site da Secretaria de Inovação e Tecnologia.

05 - Qual o horário de funcionamento dos Telecentros?


O horário de funcionamento dos Telecentros pode variar de acordo com cada localidade e unidade específica. No entanto, em geral, os Telecentros costumam ser de segunda a sexta-feira, seguindo o horário comercial padrão, das 9h às 18h ou das 10h às 19h.