Histórico da Prodam

 A PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo , criada em 1971, é responsável pelo processamento de dados das diversas secretarias e empresas da Prefeitura de São Paulo, tendo sido uma das pioneiras na América Latina no uso da informática na administração municipal e no emprego de pessoas com deficiência visual como profissionais em processamento de dados. A PRODAM emprega deficientes desde 1973, que prestam serviço nas mais diferentes áreas como: programação, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico e administrativo. Trabalham em período integral, participando direta e ativamente do desenvolvimento, implantação e processamento de sistemas utilizados por toda a administração de São Paulo.

A atuação desses profissionais não ficou limitada apenas à produção dos sistemas de atendimento à população de São Paulo.

Assim é que, em 1976, eles desenvolveram o Programa Libra (Listador Braille), que possibilita a impressão eletrônica de qualquer tipo de texto em Braille.

O Libra foi altamente difundido entre as empresas que empregavam profissionais cegos, merecendo a indicação pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), como uma boa alternativa para os deficientes visuais dos países em desenvolvimento, por ser uma técnica simples e sem custos, o que permite multiplicar seu uso, atingindo um número maior de pessoas.

Em 1994 a PRODAM cria o "BBSAMPA", primeiro BBS governamental, prestando serviços e oferecendo informações através de microcomputador ao cidadão. Eram os primeiros passos rumo à internet, que viria a se consolidar em 1996.

Aproveitando esta nova forma de comunicação, foi criado em 1995 o fórum Portador de Deficiência no BBSAMPA, colocando assim a PRODAM como o primeiro órgão governamental a oferecer um espaço com informações sobre deficiências e conscientização das necessidades desse grupo da sociedad, espaço este, que se mantem até hoje através deste site, que vem prestando informações, plantão tira-dúvidas e serviços desde novembro de 1998, realizando assim um trabalho de conscientização da necessidade de se construir sites que ofereçam igualdade de acesso a todos.

Em outubro de 1998, a PRODAM inaugurou uma sala com 12 microcomputadores adaptados com sintetizadores de voz. Instrutores e monitores foram capacitados pelos próprios técnicos deficientes visuais da empresa. Eram ministrados cursos de microinformática totalmente gratuitos para deficientes visuais de todo o País.

Com aquela iniciativa, a PRODAM tornou-se a primeira empresa de informática de administração pública a possuir uma sala preparada para ministrar cursos totalmente adaptados para cegos.

A informática é um setor do mercado de trabalho de nível técnico que tem apresentado, nos últimos anos, significativos resultados com o aproveitamento de pessoas com deficiência.

Os deficientes visuais da PRODAM continuam servindo como referência, suporte e consulta às novas tecnologias, a outras empresas e interessados. Para isso, basta entrar em contato através do link fale conosco.