Consulta Pública Wi-Fi Livre SP

Programa inovador leva mais de 12 mil novos pontos de WiFi Livre para a capital de SP. A Consulta Pública pode ser acessada por todos interessados em contribuir com o processo até dia 19/09/2022

A Consulta Pública é um grande marco para a instalação de mais 12 mil novos pontos de WiFi Livre SP na cidade de São Paulo, e todos são convidados a participar e contribuir com esse grande projeto de inclusão digital para nossa Cidade. A consulta pode ser acessada a partir de 19/08/2022 por meio da plataforma Participe + .


 

A internet revolucionou nossa forma de comunicação e relacionamento social. Transformou profundamente o modo como interagimos, seja em nossas famílias ou nos outros grupos sociais que pertencemos. Alterou como vivemos, aprendemos, trabalhamos, consumimos e nos divertimos. A internet trouxe benefícios na utilização das tecnologias com fácil acesso ao conhecimento, na colaboração entre as pessoas e organizações, na inclusão social, e na criação de valores. Pensando nisso, foi criado o programa Wifi-Livre SP que hoje conta com 1.088 pontos de wifi livre em locais como praças, parques e também em escolas e unidades de saúde. Com essa nova licitação a Prefeitura irá - em até um ano, que é o prazo para instalação, após o término da licitação e assinatura do contrato -, concretizar uma iniciativa essencial para expandir essas localidades e cada vez mais atender a população mais vulnerável da cidade, gerando inclusão digital para as populações periféricas e centrais.

 

 

“A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) irá priorizar a periferia na instalação desses novos pontos do WiFi Livre SP. Acreditamos, cada vez mais, que a tecnologia vem sendo a ponte para a inclusão social, por meio da educação, capacitação e acesso a todos os serviços disponibilizados via internet”. Destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

São 30 dias de consulta pública, após esse período ocorrerá o pregão e a expectativa é que em outubro, ocorra a assinatura de contrato. É essencial a participação e colaboração de todos os cidadãos para a otimização do projeto, afinal, serão eles os maiores beneficiados pelo programa. A partir disso, são 12 meses para a instalação dos 12 mil novos pontos de WiFi. O valor estimado do contrato é de 130 milhões para 4 anos de vigência. Para participar, fique atento! Pois o prazo para contribuir se encerra no 19/09/2022.


É um passo extremamente relevante para que em 2024 a Prefeitura atinja a meta de 20 mil pontos de WiFi na cidade e crie uma gestão mais colaborativa, com a participação direta da população.
O secretário ressaltou ainda: “O maior desafio desse projeto é a disponibilização de Infraestrutura de telecomunicações, o 5G tem o potencial de acelerar a disponibilização de Infraestrutura de telecom na Cidade, o que impactaria direta e positivamente na entrega do projeto”.

 


Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br