Secretário de Inovação e Tecnologia visita Prefeitura Regional da Penha

Daniel Annenberg foi discutir com a equipe local fluxos de trabalho e iniciativas que promovam melhorias no atendimento aos cidadãos

Foto: Assessoria de Comunicação/SMIT

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, também vereador pela cidade de São Paulo, visitou nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura Regional da Penha. A intenção da visita foi discutir com a equipe da Prefeita Regional Fernanda Galdino fluxos de trabalho e parcerias capazes de promover aperfeiçoamentos constantes dos recursos tecnológicos e dos serviços disponibilizados à população, garantindo assim a otimização do atendimento na praça da Prefeitura Regional.

No encontro foi feito um balanço dos programas coordenados pela secretaria, cujo foco é propor soluções inovadoras para os problemas da Capital, com avaliação da repercussão dessas iniciativas junto às prefeituras regionais.Além disso, foram elencadas medidas para a ampliação do leque de soluções apresentadas aos munícipes, assim como as benfeitoriasnecessárias na infraestrutura tecnológica da região, para as quais a secretaria vem oferecendo apoio.

“Estamos promovendo essa série de visitas às Prefeituras Regionais porque é a partir dessa integração que podemos identificar com precisão as maiores demandas de cada parte da cidade. Além de determinar as áreas de atenção prioritária em cada região, podemos avaliar quais áreas carecem mais de recursos – sejam equipamentos, treinamentos, apoio de equipe da prefeitura ou emprego de tecnologia - para que trabalhemos de forma integrada e ofereçamos o melhor serviço aos cidadãos”, afirmou o secretário Daniel Annenberg. Além da Penha, já foram promovidos encontros do time da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT com as equipes das regionais de Santo Amaro, Jabaquara, Butantã, Campo Limpo, Ermelino Matarazzo, Ipiranga, Pinheiros, São Miguel Paulista,Pirituba/Jaraguá, M’Boi Mirim e Santana/Tucuruvi. A meta é promover visitas às 32 Prefeituras Regionais da capital paulista.

Entre os programas coordenados pela SMIT e destacados durante o encontro promovido na Prefeitura Regional da Penhaestáo SEI – Sistema Eletrônico de Informações,que está pondo fim ao uso do papel ao migrar para o ambiente digital todos os processos administrativos do município. A equipe da secretariadestacou a grande importância do engajamento e da participação dos servidores das Prefeituras Regionais para o cumprimento da meta da atual gestão, de migração do total dos novos processos administrativosmunicipais até outubro. Para facilitar essa adesão à migração, a secretaria doará à regional da Penha, entre final de maio e início de junho, três scanners novos, que eliminarão a necessidade de retenção de vias originais de documentos pessoais, formulários e contratos dos munícipes nas aberturas de processos e requerimentos. A entrega do kit de três scanners a cada uma das 32 Prefeituras Regionais da cidade, a partir de junho, será acompanhada de uma visita técnica da equipe SMIT, para instalação dos equipamentos e capacitação dos servidores para uma operação assistida ao SEI, que inclui treinamento e eliminação de dúvidas durante o atendimento ao público.

A troca constante de informações e o cruzamento de dados dos relatórios da Regional da Penha com os da equipe dos canais SP156, serviço de atendimento às demandas dos munícipes coordenado pela SMIT, foi outro relevante ponto de conversa durante o encontro. A proposta é que, a partir da sincronia permanente, inclusive com a secretaria municipal das Prefeituras Regionais, sejam descobertos canais para solução ainda mais ágil às demandas de zeladoria dos cidadãos penhenses. “Contamos e agradecemos o apoio que estamos recebendo da SMIT, para aperfeiçoamento constante do atendimento ao cidadão, que é nossa meta diária”, afirmou a Prefeita Regional da Penha, Fernanda Galdino.

Também foi pauta na reunião a nova fase do programa Empreenda Fácil, criado há cerca de um ano para simplificar e acelerar os processos de abertura de empresas na cidade, reduzindo os prazos, que eram superiores a 100 dias, para até 5 dias. Agora os empreendedores de baixo risco, equivalentes a 80% do total no município, podem abrir e também regularizar empresas já abertas em ambiente eletrônico, com maior agilidade e sem burocracia.

O secretário Annenberg assumiu o compromisso de instalação na região de novos pontos de wifi livre, a rede pública de wifi disposta hoje em 120 praças da cidade – número que, aliás, deve ser duplicado até 2019. Na primeira fase de expansão da rede, a Penha deve ganhar três novos pontos de wifi livre em praças e equipamentos da prefeitura, ampliando seus atuais quatro pontos para sete pontos. Na segunda fase, o serviço deve chegar também à sede da Prefeitura Regional e avários outros prédios públicos da região.

A equipe SMIT saiu da visita com a solicitação de inclusão da Penha no plano de expansão do Descomplica SP, programa inspirado no Poupatempo e cuja primeira unidade começou a operar em São Miguel Paulista no último dia 23 de março. Para facilitar a vida do cidadão e descentralizar o atendimento da Prefeitura, o Descomplica SPoferece num único localmais de 350 serviços da administração municipal e de outras esferas de governo. Já soma, em pouco mais de um mês de atividades, índice de aprovação superior a 95% de seus usuários. Penha está entre os bairros cogitados para instalação de uma das unidades da central de serviços.