Fab Lab Livre SP e Programa Redenção utilizam laboratórios de fabricação digital como meio para reinserção social e capacitação profissional

A parceria visa potencializar a política pública de reinserção social e profissional como tratamento de dependentes químicos por meio dos espaços e equipamentos disponíveis na rede de laboratórios do Fab Lab Livre SP.

Na última sexta-feira, 14 de julho, ocorreu a primeira oficina de marcenaria no Fab Lab Galeria Olido, da rede Fab Lab Livre SP, em parceria com Programa Redenção. A oficina foi muito bem recebida pelos participantes, que produziram uma sapateira versátil com design moderno e minimalista.

Foram atendidos 7 beneficiários do Projeto POT Redenção - específico para beneficiários em situação de vulnerabilidade e risco social com necessidades decorrentes do uso de crack e outras drogas e que se encontrem no Sistema Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT III e SIAT II - e em tratamento nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS.

"A parceria entre a rede Fab Lab Livre SP e o Programa Redenção é um importante marco para a política de inclusão digital do município. Percebe-se que a fabricação digital e a cultura maker estão disponíveis para todos(as) na Cidade de São Paulo, promovendo não apenas inclusão digital, mas também inclusão social", concluiu Delegado Bruno Lima, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.


O Programa Redenção, em parceria com os laboratórios da rede Fab Lab Livre SP, representa um esforço conjunto para enfrentar os desafios do uso abusivo de álcool e outras drogas, e espera-se alcançar resultados ainda mais significativos, transformando vidas e construindo uma cidade com oportunidade para todos.

A parceria é um projeto entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT por meio do Programa Fab Lab Livre SP e a Secretaria de Governo – SGM por meio do Programa Redenção.

Sobre a rede Fab Lab Livre SP:

O Fab Lab Livre SP é uma rede de 13 laboratórios públicos de prototipagem rápida de objetos, que proporcionam o acesso a ferramentas de fabricação digital aos seus usuários, como impressoras 3D, cortadora a laser, fresadora CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, ferramentas de marcenaria e mecânica. Faz parte da missão da rede estimular o público a desenvolver ideias criativas e inovadoras por meio das tecnologias de fabricação digital e técnicas mais tradicionais, sendo valores importantes o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de projetos "mão na massa" por pessoas iniciantes ou experientes.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br